Sessão Especial de homenagem aos 198 anos da Associação Comercial do Pará é realizada na ACP

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará realizou nesta terça (26/09), uma Sessão Solene em homenagem aos 198 anos da Associação Comercial do Pará, dentro do Salão Nobre da própria ACP. O fato é inédito e inaugura uma nova relação entre o poder político do estado - que completou 195 anos de efetivo exercício - e a mais antiga entidade empresarial e comercial do Pará.

Durante a sessão foram assinados os projetos de lei que reconhece a ACP e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará – FACIAPA como entidades de utilidade pública do Estado. Na ocasião, foram homenageados 40 personalidades - entre empresários e comerciantes - com comendas do Poder Legislativo Mérito Cabanagem e Mérito Legislativo.

A sessão só foi realizada por uma iniciativa do deputado Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa do Pará, com a aprovação unanime dos deputados. A sessão também foi conduzida pelo chefe do Parlamento do Pará. A mesa contou ainda com o presidente da ACP, Fábio Lúcio Costa; e os deputados Airton Faleiro, 3º secretário da Mesa Diretora; e o deputado Eduardo Costa.

“Esta sessão além de especial é histórica, e por isso que fizemos questão de realizar neste salão aqui. Quisemos que as entregas das comendas não fossem no Plenário da Alepa, mas neste espaço por reconhecer a história, e a trajetória da entidade e, principalmente, as pessoas que construíram essa mesma história”, ressaltou o deputado Márcio Miranda. “Estamos aqui - enquanto parlamento - por reconhecer a significação desta entidade. Viemos nos curvar a ACP, demonstrando respeito a esta instituição tão significativa ao estado e a sua economia”, discursou o presidente da Alepa.

O deputado Márcio Miranda destacou ainda o papel dos comerciantes e empresários na superação da crise econômica e política que o país ainda atravessa. “Ninguém gosta de falar da crise, mas todos sabem que ela atingiu a todos em maior ou menor escala, desempregou milhões. Muitas empresas fecharam, outros diminuíram de tamanho. No entanto, mesmo sobre intenso risco, são vocês que movimentam a economia, que sobrevivem às intempéries”, interpretou.

O presidente da ACP, Fábio Lúcio Costa em seu pronunciamento procurou demonstrar sua felicidade pela realização da Sessão Especial dentro do espaço da Associação Comercial. Agradeceu ainda pela concessão do título de entidade de utilidade pública estadual, bem como as comendas oferecidas. “Descobri em minhas pesquisas que só tínhamos o título Federal e Municipal de Belém e que faltava a do Estado do Pará. Quis Deus que o senhor (presidente Márcio Miranda) viesse entregar esse título aqui na ACP”, comemorou. Costa agradeceu ainda ao deputado por se constituir um baluarte dentro do parlamento, na defesa de leis e iniciativas de apoio ao setor empresarial e a produção em geral e citou o projeto que aumentava as alíquotas de ICMs, retirado depois da ação coletiva de empresários, trabalhadores e deputados.

Estiveram ainda na mesa oficial do evento, o Luiz Lourenço, superintendente regional do Basa no Pará e Amapá; Manoel Barros presidente da Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado – FCDL; Samuel Campos, presidente da Federação do Comércio e Industria do Pará; e Sérgio Bitar, presidente da Assembleia Geral do ACP.

Relação dos títulos e comendas entregue na Sessão Solene

01.  Associação Comercial do Pará;

02.  Fábio Lúcio de Souza Costa, presidente da ACP, ambos Mérito Cabanagem;

 03.  Oswaldo Nasser Tuma;

04.  Manoel Jorge Vieira Colares;

05.  Roberto Elias Massoud;

06.  Joaquim Gomes Borges, todos Mérito Legislativo In Memoriam;

 07.  Farid Antônio Saad Massoud;

08.  Lutfala de Castro Bitar;

09.  Eduardo Daher Santos;

10.  Miguel Rufino Gomes Sampaio;

11.  José Ferando Gomes Junior

12.  Altair Burlamaqui de Souza Martins;

13.  Maria de Nazaré Albuquerque Chaves;

14.  Elizabete Maria Pinheiro Grunvald;

15.  Oswaldo Dias Mendes;

16.  Lucia Dias Carvalho;

17.  Fernando Freitas Severino;

18.  Ciane Regina Barros, Conselheiros da ACP, Mérito Legislativo;

 19.  José Lúcio Cavalcanti da Silva, superintendente da ACP, com o Mérito Legislativo;

 20.  João Augusto Lobato Rodrigues;

21.  Délio Chuquia Mutran;

22.  Altair Correa Vieira;

23.  Sérgio Albino Bitar Pinheiro, ex-presidentes da ACP, com Mérito Legislativo;

 24.  Conselho de Jovens Empresários;

25.  Conselho da Mulher Empresária;

26.  Universidade Corporativa;

27.  Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial; e

28.  Conselho das Câmaras Setoriais; recebidos pelos presidentes ou coordenadores dos órgãos da ACP com a Medalha Mérito Legislativo;

 29.  Sebastião de Oliveira Campos – Fecomércio;

30.  Manoel Maciel Barros – FCDL;

31.  Álvaro Cordoval de Carvalho – CDL/FAMPEP

32.  Affonso Maria de Ligório Barral Monteiro – CDL/SINDILOJAS

33.  Sebastião Reginaldo de Castro Ferreira – Câmara Portuguesa; instituições com a Medalha Mérito Legislativo;

34.  Italo Ipojucan Araujo Costa;

35.  Walmir Ferreira Batista;

36.  Allan Jefferson Bitar Lima;

37.  Francinélio Duarte Lourenço;

38.  Alberto Batista Oliveira;

39.  Jadiel Schimiditi Menezes;

40.  Marcelo Alexandre Costa Silva, categoria Instituições. FACIAPA, Medalha Mérito Legislativo.

Comentários