Fundo Ver-o-Sol entrega certificados do curso de Corte e Costura

O desejo de ter uma nova profissão e conseguir viver do próprio trabalho ficou mais próximo da realidade para as 20 mulheres certificadas com a conclusão do Curso Profissionalizante de Corte e Costura, oferecido pelo Fundo Ver-o-Sol, da Prefeitura de Belém, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O curso faz parte do programa Capacita Belém, que tem como objetivo contribuir com o fomento do conhecimento e com a capacitação dos cidadãos, assim como ajudar na geração de empregos. Os cursos do Fundo Ver-o-Sol estão em uma nova etapa, chegando aos diversos bairros de Belém, com a oferta de variadas formas de profissionalização. Desta vez, a iniciativa chegou à comunidade da Passagem Alan Kardec, na Condor.

Para fugir da crise e conseguir novas formas de ter a própria renda, a dona de casa e agora certificada do curso de corte e costura Andréa Nascimento, de 58 anos, enxergou uma oportunidade para melhorar de vida. “Fazendo uma bainha, uma calcinha, uma blusa, tudo isso vai me dar uma renda. É uma forma também de mostrar que somos capazes em momentos que nos vemos sem perspectiva. Receber esse certificado é uma emoção muito grande, um começo pra uma nova vida”, afirmou Andréa.

O coordenador do Fundo Ver-o-Sol, Kadmiel Pacífico, acredita que o programa não é só uma forma de gerar renda, mas também uma maneira de unir pessoas. “Não chegaríamos até aqui sem a articulação de todos os envolvidos. Nós temos essa necessidade de estarmos juntos, construindo unidos. Dessa forma, quero destacar o trabalho do prefeito Zenaldo Coutinho, que tem uma gestão que reflete tudo isso. Mesmo com a crise, com os cortes que são necessários, faz questão de manter o incentivo financeiro para a realização dos cursos”, disse o coordenador.

A forma itinerante atribuída ao programa de capacitação agradou aos participantes. Para a pedagoga Elke Oliveira, de 38 anos, os moradores da região mereciam receber o projeto. “É uma satisfação muito grande receber um programa tão bom quanto esse aqui na Passagem Alan Kardec. Os moradores ficam ansiosos por ações como essa. Mesmo formada, eu vi nesse projeto uma oportunidade de conseguir uma renda extra. Só temos que agradecer”, afirmou Elke.

Após a certificação, a coordenadora de Capacitação do Fundo Ver-o-Sol, Dilma Torres, aproveitou para adiantar uma novidade. “O curso de Corte e Costura agora vai para o bairro do Guamá, a partir da próxima terça-feira, dia 14. Como foi esse, serão dez dias, totalizando 40 horas de aulas”, informou Dilma. “É uma emoção muito grande ver a alegria de todas essas pessoas”.

Serviço

Para se inscrever para participar do curso de capacitação no Guamá, o morador deve se dirigir a partir desta sexta-feira, 10, até a igreja Maria Goreth, portando apenas um documento de identificação com foto.

Comentários