No primeiro domingo após inauguração, Praça da República lota

Praça da República foi ocupada neste domingo, o primeiro após a inauguração do espaço totalmente restaurado. (Foto: Fernando Sette - Comus)

Passear com a família, andar de bicicleta ou caminhar com o animal de estimação são atividades típicas de finais de semana. E neste domingo, 19, o primeiro após a entrega da Praça da República totalmente restaurada, o local foi o destino escolhido para essas práticas por centenas de pessoas durante todo o dia.

A reforma nos 58 mil metros quadrados do espaço abrangeu a restauração e a revitalização de 16 monumentos, além do tradicional Bar do Parque, que passou por uma reestruturação completa. E os 160 bancos e 160 lixeiras do espaço foram deixados em perfeitas condições para população.

“Venho muito a Belém e realmente (a praça) está muito bonita. É um trabalho que tem que ser feito todos os dias, para que não seja só por um curto período, é um dever tanto dos órgãos competentes, como da população, de zelar por tudo isso”, afirmou o paulista Edmar Bernarde, de 49 anos.

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio de suas secretarias, vai manter a praça sempre com programações de lazer, culturais, esportivas e educacionais. Neste domingo, o projeto Baú da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação (Semec), chegou à Praça da República.

Atenta aos livros, Anne Raphaele, de 5 anos, foi à praça com o pai, Rafael Sampaio, de 32 anos, que aprovou a iniciativa. “É importante mostrar para as crianças que o estudo está em todo lugar, não só na sala de aula. É um trabalho visando futuro. Além disso, a praça está toda linda, é uma felicidade muito grande ver isso”, disse.

A praça também chamou a atenção de quem visitava o espaço pela primeira vez. O casal de São Paulo Marina Castro, 49, e Henrique Mattheis, 56, se impressionou com alguns aspectos. “Os coretos são muito bonitos, o artesanato local, as questões culturais, tudo isso é muito emblemático aqui no Pará. É uma praça muito comentada”, afirmou Henrique.

Comentários