Secretário regional de Governo reúne-se com Fórum de Entidades do Oeste do Pará

Um dos pontos tratados durante a reunião foi a equipe que comporá o Centro Regional de Governo. A nova estrutura administrativa tem a missão de aproximar o Estado das administrações municipais. (Foto: Samuel Alvarenga / Secom)

O secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Olavo das Neves, esteve reunido nesta segunda-feira (29) com a diretoria do Fórum das Entidades Representativas da Sociedade Civil do Oeste do Pará, entidade composta por diversos setores da classe produtiva e representantes de movimentos sociais. Na ocasião, foi apresentado, em linhas gerais, o novo modelo de governança pública implantado a partir da instalação do Centro Regional de Governo do Oeste do Estado, em Santarém, no último dia 25.

De acordo com o titular do Centro Regional, a reunião serviu para o estreitamento de relações e apresentação do modelo de gestão compartilhada. "Já deixamos claro que o processo de participação vai ser, de fato, coletivo e, nesse sentido, chamamos o Fórum de Entidades, que tem um papel importante na região oeste, para conhecer e contribuir com esse novo modelo que se estabelece e que tem na participação da sociedade civil, das prefeituras e das Câmaras de Vereadores uma tratativa importante na condução dos rumos dessa região", explicou.

O secretário explicou que nesse momento de início das atividades do Centro Regional de Governo é importante fazer um reconhecimento presencial dos órgãos estaduais estabelecidos no oeste do Pará, ouvindo suas ponderações em sintonia com a dinâmica local. Ainda segundo Olavo das Neves, as secretarias vinculadas ao governo do Estado já começaram a repassar informações sobre o andamento de obras em toda a região para que o Centro de Governo possa acompanhar e informar a sociedade.

Um ação que já está em pauta é a montagem de um calendário com a participação de secretários do governo na região. "Há uma determinação por parte do governador quanto à participação de seus secretários em ações contínuas e em sintonia com as demandas da população local”. O objetivo é que eles possam reunir com os gestores municipais para dar celeridade a processos que requeiram a intervenção do Estado e resolver eventuais impasses", explicou Olavo das Neves.

Coordenações - Um dos pontos tratados durante a reunião foi a equipe que comporá o Centro Regional de Governo. A nova estrutura administrativa tem a missão de aproximar o Estado das administrações municipais, o que só será possível com a presença de servidores que estejam em contato permanente com as secretarias.

O Centro Regional de Governo do Oeste do Pará contará com as coordenações de Saúde, Segurança Pública, Educação, Desenvolvimento, Administração e Infraestrutura e Logística.

"Os coordenadores estão sendo apresentados, inicialmente, no âmbito interno, uma vez que estarão ligados a áreas essenciais e a instalação de cada uma das Coordenadorias precisa desse perfeito entendimento com as áreas afins. Nós acreditamos que nos próximos sete dias, no máximo, já tenhamos a nomeação desses coordenadores para iniciar os trabalhos, dar as respostas necessárias e fazer o acompanhamento em sintonia com as secretarias de governo", informou Olavo.

Modelo - O primeiro contato com esse novo modelo implementado na gestão pública do Estado agradou as lideranças presentes na região. Segundo o presidente do Fórum das Entidades, Giovani Santos, apesar de ser uma estrutura administrativa inédita já é possível vislumbrar um novo momento na relação institucional entre o Estado e a região oeste. "Essa primeira reunião foi importante para conhecermos a estrutura, apresentarmos nossas reivindicações e, também, estabelecer uma parceria, para que toda a sociedade possa ser beneficiada de forma concreta. Essa representação instalada em Santarém é muito importante porque representa um novo momento nessa relação institucional", avaliou o presidente.

Comentários