Pará 2000 recebe treinamento sobre energia solar

Ao todo, foram instalados 4.416 módulos fotovoltaicos (painéis solares), em uma área aproximada de 7.242m², no estacionamento do Hangar. (Foto: LEANDRO SANTANA / ASCOM OS PARÁ 2000)

As equipes dos espaços administrados pela Organização Social Pará 2000: Estação das Docas, Mangal das Garças, Arena Mangueirinho e do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia participaram nos dias 21 e 22 de fevereiro, do treinamento sobre micro e minigeração de energia solar, promovido pela Celpa, em parceria com a empresa Solen Energia, na sala multiuso do Centro de Convenções.

O treinamento realizado reuniu ainda representantes da Secretaria de Estado e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria de Educação (Seduc) e alunos da Faculdade Estácio.

A capacitação teórica e prática apresentou os principais componentes de um micro e mini sistema de geração de energia elétrica e as etapas de implantação; destaque aos processos de análise dos pedidos de conexão à rede de sistemas de micro e minigeração distribuída, além dos conceitos básicos para operação de manutenção para as estruturas de energia solar fotovoltaica. Todas as informações com ênfase no projeto instalado no Hangar.

“Esse projeto é o maior na região norte, virou uma referência pelo seu porte, e porque são sistemas que tem uma grande capacidade de geração de energia. É o maior estacionamento com placa fotovoltaica do Brasil”, comentou Eugênio Silva, diretor técnico da Solen Energia e responsável pelo projeto no Hangar.

O estudante de engenharia elétrica Reinaldo Cavalheiro ressaltou o aprendizado em sua participação. “Este treinamento é importante, é bom conhecer esses novos sistemas. Está sendo um complemento na minha formação, pois já estudei um pouco e agora vim absorver mais conteúdo. Espero que o Hangar seja modelo para que outras instituições também possam aderir a esse tipo de energia”.

“São novos mecanismos e informações que estou aprendendo, o treinamento é importante porque seremos nós da equipe da Pará 2000 que daremos a manutenção necessária tanto no equipamento, quanto no sistema”, destaca o eletricista da OS, Luiz Cláudio Trindade.

A medida que irá gerar energia limpa e reduzir despesas, é parte de um projeto do Governo do Pará, implantado por meio da Sedeme, em parceria com a Celpa, através do Programa de Investimento Social e com as secretarias estaduais de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur). Ao todo, foram instalados 4.416 módulos fotovoltaicos (painéis solares), em uma área aproximada de 7.242m², no estacionamento do Hangar, que além da geração de energia, fornecerá agora sombra para os veículos. O projeto já está na fase final de testes e deverá entrar em funcionamento definitivo no mês de março.

Comentários