Mutirão reforça limpeza e manutenção dos cemitérios para o Dia das Mães

A expectativa para os cemitérios Santa Izabel, São Jorge e Soledade é de 60 mil visitantes entre os dias que antecedem a data e o domingo do Dia das Mães. (Foto: Oswaldo Forte)

O Dia das Mães é o segundo dia comemorativo que mais leva visitantes aos cemitérios da capital. Para a data, que este ano transcorre no próximo dia 13, a Prefeitura de Belém iniciou, na semana passada, uma força-tarefa de várias secretarias para garantir a limpeza e a organização dos espaços.

Nos três cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), o Santa Izabel, no bairro do Guamá, o São Jorge, na Marambaia, e o Soledade, em Batista Campos, a expectativa é de em torno de 60 mil visitantes entre os dias que antecedem a data e o domingo do Dia das Mães. Tradicionalmente o Santa Izabel recebe o maior público: cerca de 35 mil pessoas.

Equipes das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan) e de Meio Ambiente (Semma) estão realizando os serviços de roçagem, capinação, poda e retirada de árvores caídas, além de limpeza geral. A Seurb reforçará a manutenção da iluminação pública onde for necessário, no interior e no entorno dos cemitérios.

A previsão da Sesan é finalizar até esta sexta-feira, 4, os serviços no Santa Izabel e concentrar os trabalhos no São Jorge. Nos três cemitérios há cerca de 250 agentes de limpeza atuando com o reforço de roçadeiras, motosserras, caçambas e máquinas.

A administração dos cemitérios faz um alerta sobre a responsabilidade pelas sepulturas. “Enquanto a Prefeitura cuida da limpeza no entorno e nos acessos a elas, os proprietários precisam zelar pelos cuidados com os túmulos, que são invioláveis por lei. É comum as pessoas abandonarem as sepulturas que ficam sujas e com mato alto”, adverte a diretora do Departamento de Necrópoles da Seurb, Simone Aguiar.

Aos sábados, o Santa Izabel e o São Jorge funcionam de 7h às 17h e aos domingos de 6h às 17h. As secretarias dos cemitérios abrem às 8h. O Soledade funcionará apenas aos domingos, de 7h às 13h. O horário de sepultamento vai até as 12h, nos sábados e nos domingos.

Icoaraci – Os preparativos também começaram nos cemitérios administrados pela Agencia Distrital de Icoaraci (Adic), o cemitério Santa Izabel, no distrito, e o cemitério do Tapanã. A expectativa é de um público em torno de 15 mil pessoas no Santa Izabel, de Icoaraci e de 10 mil pessoas no Tapanã.

Nos dois cemitérios, os serviços começaram no dia 23 de abril e serão finalizados até a próxima semana. Atuam cerca de 50 agentes, dentre funcionários dos cemitérios, da Adic e da Sesan, com auxilio de máquinas, motosserras e caçambas, no trabalho de roçagem, revitalização e pintura.

No cemitério de Icoaraci também foi providenciado o ordenamento da entrada do cemitério, além da troca de lâmpadas e instalação de novos refletores.

Comentários