Simão Jatene entrega à população a sexta Estação Cidadania

O governador Simão Jatene (d), ao lado de outras autoridades, durante o descerramento da placa de inauguração da nova Estação Cidadania, em Belém (Foto: Antônio Silva/Ag. Pará)

Carteiras de identidade, habilitação e de trabalho, seguro-desemprego, segunda via de contas de água, multas de trânsito, registros na Junta Comercial e DAE (Documento de Arrecadação do Estado), além de ocorrências policiais e queixas ao Procon. Todos esses serviços já estão sendo oferecidos em um só lugar, com rapidez e eficiência, em mais um espaço administrado pelo governo do Estado.

Na manhã desta sexta-feira (4), o governador Simão Jatene entregou à população a Estação Cidadania do Shopping Pátio Belém, a sexta em funcionamento no Pará. Em um espaço de mais de mil metros quadrados, a população tem à disposução serviços de órgãos como Banco do Estado do Pará (Banpará), Polícia Civil, Procon/Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Sistema Nacional de Empregos (Sine), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Junta Comercial do Estado (Jucepa), Secretaria da Fazenda (Sefa), Companhia de Saneamento (Cosanpa), Departamento de Trânsito (Detran), Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) e Fundação Pro Paz.

As novidades ficam por conta da Fundação Hemopa, oferecendo condições para doação de sangue, e da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Graças a uma parceria com a Prefeitura de Belém, o usuário poderá pagar ou contestar multas, liberar veículos apreendidos, emitir passe-fácil sênior e a carteira de gratuidade para pessoas com deficiência, e ainda consultar pagamento de tributos municipais, como IPTU, ISS, ILPL e ITBI. “Aqui o cidadão tem carinho, conforto, eficiência e tecnologia”, disse o prefeito Zenaldo Coutinho. “É uma parceria público-privada que saiu do discurso e veio para a prática”, completou o prefeito.

Ana Suely Saraiva, presidente da Fundação Hemopa, ressaltou que a presença do hemocentro na Estação Cidadania faz parte da política de descentralização do órgão. “Assim ficamos mais perto da população e temos a capacidade de aumentar nossos serviços, atendendo até 100 candidatos à doação por dia”, informou.

O estudante Lucas Silva Josino inaugurou o atendimento no hemocentro da nova Estação Cidadania. “Tenho sangue tipo ‘A’ positivo, que sempre está com estoque baixo nos bancos de sangue, por isso venho doar voluntariamente”, disse Lucas, acrescentando que “quando soube desse Hemopa avançado, bem no centro da cidade, já ia passando, mas resolvi parar e doar”.

Já no dia da inauguração, o espaço atendeu normalmente. Sílvia Barroso foi à Estação dar entrada nos papéis do seguro-desemprego. “Moro em Ananindeua, e quando fui receber meu FGTS me falaram desse espaço. Gostei. É bem centralizado e o serviço é rápido”, afirmou Sílvia Barroso. Já o carpinteiro Edivaldo Santos veio de mais longe. Após dois dias viajando de barco desde o município de Chaves, ao norte do Arquipélago do Marajó, chegou a Belém para renovar a carteira de trabalho. “Meu sobrinho me falou dessa Estação. Eu pedi e ele me trouxe aqui. Achei bonito, já fui atendido e agora é só voltar pra Chaves com a carteira nova”, contou Edivaldo.

Essência do serviço público - “Quem construiu esse espaço foi a população, cada homem e mulher, cada paraense, anônimo, que pagou seus impostos e nos deu a chance de devolver o dinheiro desses impostos em forma de um serviço de qualidade”, garantiu o governador Simão Jatene, ressaltando que “isso é poder coletivo, algo que só nasce com o esforço de todos”. Segundo o governador, “aqui, na Estação Cidadania, vamos poder exercitar a verdadeira essência de servir ao público, dando plenas condições de trabalho a quem serve, e rapidez, dignidade e eficiência a quem é servido”.

Unidades da Estação Cidadania já funcionam em Marabá, Santarém e Belém. Na capital há quatro unidades, nos bairros do Jurunas, Guamá, Val de Cans (Shopping Bosque Grão-Pará) e Batista Campos (Shopping Pátio Belém). “Em breve, estaremos inaugurando mais uma em Parauapebas (na região sudeste) e outra em Icoaraci (distrito de Belém)”, informou a secretária de Estado de Administração, Alice Viana. “Até o fim de maio ainda teremos mais uma, no Shopping Metrópole (em Ananindeua), levando plenos e rápidos serviços à população”, completou.

Comentários