Prefeitura recruta 100 pessoas para vagas de emprego em nova rede de farmácias

Com oportunidades para os cargos de farmacêutico, balconista, operador de caixa e manobrista de carro, a Prefeitura de Belém promove nesta semana, desde a segunda-feira, 7, e até a quinta-feira, 10, o recrutamento de 100 trabalhadores para uma nova rede de farmácias que chega à cidade. A seleção ocorre via Portal do Trabalhador, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Economia (Secon).

O recrutamento, fruto da parceria entre a empresa e o Portal do Trabalhador, vai selecionar, inicialmente, os 100 primeiros funcionários para trabalhar nas farmácias que serão inauguradas ainda neste mês de maio nos bairros do Reduto e Batista Campos. As provas estão sendo aplicadas na sede do Fundo Ver-o-Sol, em São Brás.

De acordo com o coordenador de Intermediação de Mão de Obra (IMO), Carlos Magno, as pessoas que estão participando da seleção e recrutamento integram o cadastro do Portal do Trabalhador. “Com base no cadastro que as pessoas fazem junto ao Portal as acionamos. Por isso, é muito importante que todos mantenham seus dados atualizados para não perderem oportunidades como esta”, destacou.

Este ano, de fevereiro a maio o Portal do Trabalhador já encaminhou cerca de 250 pessoas para o mercado de trabalho, atendendo demandas das empresas. A parceria com a rede de farmácias que chega a Belém deve recrutar até o final do ano mais 900 pessoas para compor o quadro de funcionários das unidades que ela abrirá.

Jonathan Coelho, 30 anos, está há quatro meses desempregado, e agora teve a oportunidade de participar da seleção para trabalhar na rede de farmácias. “Com essa crise que o país passou, o local que eu trabalhava reduziu o número de funcionários e eu fui um dos demitidos. Para não correr o risco de ficar muito tempo sem um emprego fui ao Portal do Trabalhador fazer meu cadastro e já estou tendo uma oportunidade de participar desta seleção. Isso é maravilhoso. Ainda bem que a Prefeitura faz isso para o cidadão”, comemorou.

Demanda - De 100 a 200 pessoas procuram o Portal do Trabalhador diariamente para realizar o cadastro, conforme explicou o coordenador da IMO. “Sabemos que o índice de desemprego estava muito grande, mas aos poucos esta realidade está mudando. E com base nas parcerias que fazemos com as empresas, temos a possibilidade de encaminhar mais pessoas ao mercado de trabalho”.

Magno destacou ainda a importância da mão de obra qualificada para a conquista de determinadas vagas. “Baseado nos índices, com a baixa demanda de pessoas aptas para determinador cargos, o Portal do Trabalhador está realizando parcerias junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) para ofertar cursos profissionalizantes”.

Por meio de convênio, somente neste primeiro trimestre quatro turmas foram capacitadas para as funções de confeiteiro, eletricista, agricultor orgânico e na área de logística portuária, totalizando 280 pessoas certificadas. O próximo curso previsto para ocorrer será o de apresentação pessoal e relações interpessoais, que irá atender a demanda de pessoas já inscritas pelo Portal.

Serviços - O Portal do Trabalhador, localizado na rua Gaspar Viana, 474, bairro do Reduto, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além do cadastro de pessoas para encaminhamento ao mercado de trabalho, entre os serviços disponíveis para a população estão a emissão da Carteira de Trabalho (CTPS) e de seguro desemprego.

O prédio sede do órgão está passando por adequações e, de acordo com o coordenador geral do Portal, Gilvan dos Anjos, a intenção é ofertar os cursos de qualificação no local. “Com um espaço maior, adaptado, esta será uma forma, também de dar a contrapartida às empresas que buscam a mão de obra junto ao nosso cadastro de pessoas. Quando eles necessitarem de um local para treinar seu quadro de pessoas, e até mesmo aplicar as provas de seleção, poderemos oferecer isso”. A meta para este ano, segundo Gilvan, é de captar 1.100 vagas de emprego.

Integração - Um dos objetivos do Portal do Trabalhador é de estar integrado aos demais órgãos municipais para receber demandas da oferta de empregos. A exemplo disso, com o início das obras do sistema Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Augusto Montenegro, foi estabelecida uma parceria entre o consórcio responsável pela construção e o Portal do Trabalhador, que disponibilizou postos de trabalho. Agora, a rede de drogarias também chegou ao Portal por meio de secretarias do município.

“Quando eles foram tirar suas licenças nas secretarias, logo foram orientados a procurar o Portal do Trabalhador para demandar essa oferta de empregos. Então, este é um trabalho integrado que a Prefeitura busca cada vez mais desenvolver em prol do cidadão”, enfatizou Gilvan.

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