Convênio para a iluminação da PA-257 é assinado no aniversário de Curionópolis

O aniversário do município de Curionópolis, nesta quinta-feira, 10 de maio, foi comemorado com shows, inaugurações e assinatura de convênio com o Governo do Pará para a implantação da iluminação do trecho urbano da PA-257. A obra tem investimento estadual de R$ 2.705.099,00. A secretária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, representou o governador Simão Jatene na cerimônia.

A programação iniciou com a inauguração de obras municipais, como o Centro Técnico e Esportivo de Curionópolis e a Praça da Juventude. Um bolo de 30 metros e os parabéns entoados pela população deram o tom da comemoração. Na sede da prefeitura municipal foi assinado o convênio entre o Governo do Pará e a Prefeitura de Curionópolis para a iluminação de quatro quilômetros da PA-257.

“Essa obra é muito mais do que uma obra de iluminação de uma rodovia, pois ela vai interligar dois bairros do município ao centro da cidade. As pessoas vão ter como se locomover com segurança e acessibilidade”, afirmou o prefeito de Curionópolis, Adonei Sousa Aguiar, que também destacou a parceria com a Secretaria Estadual de Municípios Sustentáveis (Semsu).

“Todos os municípios deveriam aderir ao programa (Municípios Sustentáveis), porque só temos a ganhar com isso. Não apenas na questão de investimentos, mas na gestão municipal, de fazer as contas andarem em dia”, destacou Adonei Aguiar.

Participaram da cerimônia de assinatura do convênio o senador Flexa Ribeiro; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Márcio Miranda; o secretário Regional de Governo do Sudeste do Pará, Jorge Bittencourt; e o deputado estadual Eliel Faustino. Todos foram homenageados com uma placa comemorativa pelos 30 anos da cidade.

Curionópolis foi a quinta cidade a ser visitada pela titular da Semsu, Izabela Jatene, que está na região sul e sudeste do Pará cumprindo uma extensa agenda com os municípios que integram o programa. Ela lembrou as obras que estão sendo realizadas em Serra Pelada, distrito de Curionópolis, como a conclusão da reforma da Escola Estadual Joaquina Diamantina e a pavimentação de vias. “São obras importantes para Serra Pelada, município com o qual temos uma dívida histórica. Em nossa última visita nós conversamos com os jovens que têm um importante braço empreendedor e estão conscientes do seu papel na mudança que precisa ser feita”, recordou.

Sobre as obras inauguradas, Izabela parabenizou a iniciativa de gerar mais espaço para os jovens, na área do lazer, esporte, cultura e educação. “Isso é a base do desenvolvimento. A educação é formação, a cultura trabalha com os talentos, então se você potencializa isso numa sociedade, você gera pertencimento da população para que, cada vez mais, ela tenha amor pela cidade em que vive”, afirmou a secretária, que acredita poder firmar novas parcerias com o município na área da capacitação profissional. “Por meio do Pará Profissional e da Fundação Pro Paz a gente tem a possibilidade de fortalecer ainda mais essa ação do município na oferta de apoio aos jovens daqui. Essa é a nossa missão, contribuir para que o município seja cada vez mais sustentável, começando por sua gente”, destacou.

A Semsu está na região desde a quarta-feira, 9, e passou pelos municípios de Palestina do Pará, Brejo Grande do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Eldorado dos Carajás e Curionópolis. A agenda segue nesta sexta-feira, 11, nos municípios de Marabá e Canaã dos Carajás.

Comentários