Igarapé-Açu recebe etapa regional dos Jogos Estudantis Paraenses até domingo

A cerimônia contou com apresentação das delegações dos municípios de Bragança, Castanhal, Capanema, Maracanã, Magalhães Barata, Tracuateua e Igarapé-Açu. (Foto: Divulgação)

A cidade de Igarapé-Açu, no nordeste do Estado, sedia, até o próximo dia 20, a terceira etapa regional da 60ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps), uma ação esportivo-educacional que, ao longo de 60 anos propõe disseminar a cultura da paz e descobrir talentos esportivos. Cerca de 800 pessoas, entre atletas, professores e a comunidade participaram da cerimônia de abertura, nesta quarta-feira, 16, no ginásio Daniel Torres. Além de Igarapé-Açu, a terceira etapa também ocorre no município de Mocajuba.

A cerimônia contou com apresentação das delegações dos municípios de Bragança, Castanhal, Capanema, Maracanã, Magalhães Barata, Tracuateua e Igarapé-Açu. Nesta etapa, 430 atletas vão competir nas seguintes modalidades: basquete, futsal, vôlei e handebol, nas categorias "A", de 12 a 14 anos, e "B", de 15 a 17 anos.

Um atleta foi especialmente convidado para representar todos os estudantes e conduzir a tocha olímpica. Aos 90 anos, o aposentado Pedro Roque da Silva é considerado um exemplo esportivo para a cidade. Ele participou de todas as edições da corrida de São Sebastião, que realizará a 18ª edição este ano. "Fico satisfeito de participar de um momento tão importante como este. Peço a Deus que ele me dê mais dez anos de vida para que eu possa continuar correndo, pois a minha vida é o esporte. Se eu parar, eu adoeço", conta.

Iniciativa realizada pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação, os Jeps têm parcerias com entidades educacionais, desportivas e prefeituras municipais. "Ficamos felizes em ver o empenho das delegações, pois, há cerca de cinco anos, esta região não tinha histórico de participação em etapas regionais, por serem cidades muito pequenas e possuírem apenas as quadras das escolas para sediar os jogos. É gratificante ver o desenvolvimento e dedicação das prefeituras em prol do esporte e educação do Estado", comemora a diretora geral dos Jeps, Ana Glória Guerreiro.

O município de Igarapé-Açu possui 62 escolas, que atendem estudantes nos polos e na zona rural. Destas, oito são da rede estadual de ensino. "Aliamos o esporte à educação, para incentivar os nossos estudantes, evitar a evasão escolar e oportunizar o desenvolvimento esportivo deles", comenta o secretário municipal de Educação de Igarapé-Açu, André Queiroz.

Dos 144 municípios, o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc alcança cerca de quatro mil alunos, de mais de 300 escolas, e promove o treinamento de atletas em 13 modalidades. Em 2017, o evento reuniu cerca de 20 mil participantes da comunidade estudantil e envolveu cerca de 80 mil pessoas da comunidade em geral.

Ao longo dos jogos, serão realizadas as seguintes etapas classificatórias: seis etapas regionais, uma etapa metropolitana e uma etapa estadual, que serão realizadas nos meses de maio e junho. A partir destas, serão selecionados os atletas para representar o Estado do Pará nas etapas nacionais, que ocorrerão em Manaus (AM), de 19 a 23 de setembro, e Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.

Comentários