Alunos da rede estadual de ensino assistem a concertos didáticos

O Projeto Concertos Didáticos, promovido pelo Governo do Pará por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), recebe estudantes de escolas públicas para uma aula repleta de música. (Foto: Walda Marques)

O Projeto Concertos Didáticos, promovido pelo Governo do Pará por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), recebe estudantes de escolas públicas para uma aula repleta de música. As apresentações artísticas acontecem no palco do Theatro da Paz na sexta-feira, 18, em dois horários, às 10h e às 16h.

As atrações musicais são o grupo de Improvisação do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que tocará para os estudantes pela parte da manhã. À tarde, quem anima os alunos é o Trio Raízes, coordenado pelo professor Joelson Silva.

Concertos

O projeto Concertos Didáticos é uma das ações da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão, da FCG. Mensalmente, os grupos artísticos da FCG apresentam concertos comentados, em que os professores explicam a função de cada instrumento, a importância dos compositores para um determinado período da música e a história desses artistas, tudo de maneira simples e didática. O objetivo é difundir o ensino da música e aproximar o público infanto-juvenil do universo musical, além de proporcionar aos estudantes o contato com grandes instrumentistas paraenses e despertar o interesse pela música de câmara, além de contribuir com a formação de plateia. As apresentações gratuitas são realizadas no Theatro da Paz para alunos de escolas públicas. O projeto é uma realização da FCG, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult), Municipal de Educação e Cultura (Semec) e tem apoio do Theatro da Paz.

Comentários