Operação Harpócrates apreende mais de 40 veículos irregulares em Belém

Mais de 40 veículos apreendidos, entre carros e motos, e seis flagrantes por crime ambiental de poluição sonora, além da apreensão de duas motos roubadas. Esse foi o saldo final da operação denominada "Harpócrates" (nome do Deus grego do silêncio) deflagrada, na madrugada deste sábado (19), no bairro do Marco, em Belém. Mais de 100 agentes das Polícias Militar e Civil, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Guarda Municipal de Belém (GBel) e da Secretaria Municipal de Economia (Secon) foram mobilizados na operação, que teve início por volta de 1h da magrugada de hoje (19), na área do entorno de um autoposto, localizado na esquina das Avenidas Doutor Freitas e Duque de Caxias. 

O objetivo da ação policial, explica o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Rogério Morais, é dar resposta às denúncias sobre o barulho vindo de carros e quanto à permanência de jovens, inclusive adolescentes, consumindo bebidas alcoólicas e drogas, no local, até altas horas da madrugada. Após concentração inicial na Delegacia-Geral, as equipes da operação seguiram até um ponto de encontro, no bairro do Marco, de onde após aguardar o momento mais oportuno, deslocaram-se até o autoposto. As guarnições da Rotam da PM bloquearam as duas avenidas - Doutor Freitas e Duque de Caxias - para tentar impedir a fuga de condutores de carros e motos. 

No local, foram encontrados dezenas de jovens consumindo bebidas nas duas avenidas, que se transformaram em estacionamentos de veículos. Durante averiguação, policiais civis da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), coordenados pela delegada Monike Brasil, identificaram menores de idade no local. Eles foram liberados mediante presença de responsáveis. Dezenas de carros e pessoas foram submetidos à revista. Aos motoristas, os policiais solicitaram os documentos pessoais e os dos veículos. Segundo o delegado Walter Resende de Almeida, que coordenou a operação, foram apreendidos seis carros que apresentavam sistemas de som em situação de poluição sonora. 

A equipe da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (Dema), coordenada pelos delegados Luiz Paulo Galrão, Juliana Cavalcante e Márcia Machado, lavrou os flagrantes contra os proprietários que, após os procedimentos, foram liberados. 

Durante a operação, uma moto foi abandonada na Avenida Doutor Freitas. Na averiguação da situação do veículo, os policiais civis constataram que o veículo tinha registro de roubo. Uma outra moto em poder de um adolescente de 17 anos estava com o chassi adulterado e o número do motor sem identificação. Ambas as motos foram apreendidas por policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFVA), comandada pelo delegado Washington Santos. 

Ao todo, 37 motos e três carros foram apreendidos pelos agentes do Detran por infrações administrativas. Estiveram em atuação na operação 14 guarnições da Polícia Militar representadas pela Rotam, do Batalhão de Choque e do 1º Batalhão da PM; uma equipe de agentes do Detran com apoio de dois guinchos e quatro agentes de motos; duas equipes da GBel; uma equipe com nove fiscais da Secon, e 61 policiais civis vinculados à Dema, Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Data, DRFVA, Grupo de Pronto-Emprego (GPE), Seccionais da Pedreira e Sacramenta, e Delegacia do Marco. 

 

Comentários