Em Outeiro, grávidas participam da programação da Semana do Bebê

Com o tema “Todos juntos pela primeira infância por meio do amor”, a Prefeitura de Belém, através da Administração Regional de Outeiro (Arout) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou na manhã desta segunda, 21, a abertura da 7ª Semana do Bebê. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados de crianças entre zero e seis anos.

O evento ocorreu no Cras - Outeiro, e segue até a próxima sexta-feira, 25, com diversos serviços como, a atualização de vacinação, oficinas, orientações e palestras. De acordo com a coordenadora do Cras, Elaine Batista, a programação da Semana do Bebê é preparada para chamar a atenção dos cuidados à primeira infância. “A ação é dedicada ao bem estar dos bebês, tornando-se também um marco de ação à cidadania, proporcionando através dessas oficinas e debates o crescimento materno e a melhoria da qualidade de vida dos bebês e familiares”, explica.

Para Ketellen Dutra, 18, cada mês de gestação está sendo de muitas descobertas. As reações do corpo ao processo de formação do bebê e o próprio movimento do bebê geraram sensações até então desconhecidas. Segundo ela, o evento já era aguardado, pois a ação é oportuna para esclarecer dúvidas. “A programação oferta muitos serviços bons e necessários, pois como no meu exemplo [mãe de primeira viagem], nós sempre temos muitas dúvidas e essa semana é a oportunidade que temos para esclarecer”, diz.

“A realização desse projeto reforça o compromisso da Prefeitura de Belém com a qualidade de vida e a primeira infância da criança, e, para nossa alegria consegue atender sempre um grande número de gestantes”, disse Carol Rezende, administradora regional do distrito.

Para a enfermeira da Unidade Municipal de Saúde de Outeiro, Maria Domingas, a programação das palestras reforça os cuidados com o bebê. “É nesse momento que podemos passar as orientações sobre a importância das consultas com a nutricionista, que atua com as recomendações relacionadas à alimentação do bebê, com a profissional de odontologia, reforçando a importância da higiene bucal, o assistente social, com a importância do aleitamento materno, as vacinas, o teste do pezinho, entre outros”, finaliza.

Os serviços da Semana do Bebê em Outeiro seguem até sexta-feira, 25. Veja a programação:

22/05

8h às 13h – Atualização de vacinas, orientações para mulheres grávidas, teste do pezinho, teste da orelha, testes do ouvido e roda de conversa com a palestra “Cuidados com a dentição e uso de chupetas e mamadeiras”. Local: Unidade Municipal de Saúde de Outeiro, Unidade de Saúde da Família Fama e Fidelis.

09h – Palestras: Gravidez na Adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Local: Unidade Pedagógica da Faveira, em Cotijuba.

23/05

09 às 12h – Projeto Brinca Belém. Local: Unidade De Educação Infantil Itaiteua (Uei).

9h30 - Massagem em bebês e aleitamento materno. Local: Unidade Municipal de Saúde de Outeiro.

24/05

10h - Entrega do kit para bebê. Local: Administração Regional de Outeiro (Arout).

10h – Palestras: Gravidez na Adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e apresentação cultural. Local: Auditório da Funbosque.

14h às 20h - Oficinas de artesanato e economia familiar. Local: Refeitório da Funbosque.

25/05

9h – Encerramento. Local: Praça da República.

Comentários