Mundo do Futebol terá medalha do Legislativo

(Foto: Ozéas Santos )

Aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o Projeto de Resolução que cria a Comenda Mérito de Futebol “Gama Malcher”. De autoria do deputado Fernando Coimbra, a proposta, que foi aprovada dia 29 de maio, objetiva o reconhecimento das pessoas que contribuíram na difusão do futebol paraense no cenário nacional e internacional: atletas, dirigentes, árbitros, narradores, comentaristas, fotógrafos, treinadores, médicos, fisiculturistas, patrocinadores, pessoas jurídicas e demais profissionais e cidadãos ligados ao mundo do futebol, além de torcedores.

A denominação de “Gama Malcher” à comenda é uma homenagem a Alberto Monard da Gama Malcher Filho, considerado um dos maiores árbitros da história do futebol do Brasil e o maior do Pará. Gama Malcher nasceu em Belém em 03 de março de 1920. Ele se destacou, inicialmente, como jogador e remador do Clube do Remo, time pelo qual tinha grande simpatia. No Rio de Janeiro, integrou a equipe juvenil do Botafogo.

Apaixonado pelo futebol, Gama Malcher foi afastado do campo após fratura no joelho. Mas esse acidente não o retirou do universo do futebol: filho e sobrinho de árbitros consagrados, Gama Malcher inscreveu-se no quadro de árbitros da Federação Metropolitana de Futebol, no Rio de Janeiro. E passou a integrar também o quadro da então Confederação Brasileira de Desportos, hoje Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Nas décadas de 1940, 1950 e 1960, Gama Malcher tornou-se o maior nome da arbitragem brasileira. Ele atuou no comando de grandes clássicos do campeonato carioca: Copa Rio, Copa Rio Branco, Taça Oswaldo Cruz etc. Arbitrou também cerca de 50 jogos internacionais, dentre eles: Campeão dos Campeões (Chile), Campeonato Sul-Americano, Campeonato Pan-Americano (México) e até Copa do Mundo de 1950 (Brasil). Em todas as partidas Gama Malcher era admirado pela imparcialidade e aplicação das regras em campo. “A criação dessa comenda é uma justa homenagem ao grande e admirável árbitro Gama Malcher. Quem receber a medalha, com certeza, ficará muito feliz”, avaliou Coimbra. A entrega da medalha deverá ser realizada ainda este ano, durante sessão solene na Alepa.

Comentários