Alepa apoia o campeonato Open de Surf em Algodoal

(Foto: Divulgação)

A Praia da Princesa, localizada na paradisíaca Ilha de Algodoal, sediará de 8 a 10 de junho, o Brasil Open de Surf. O campeonato de nível nacional está em sua sexta edição no Pará, considerado um dos maiores eventos da Região Norte, tendo por objetivo fomentar o esporte no Estado, colocando a Ilha de Algodoal e o Pará no mapa do surf brasileiro. Cerca de 100 surfistas, entre eles os melhores do país são esperados para o campeonato que está dividido em cinco categorias: Open, Máster, Junior, Feminino e Iniciante, sendo a Open a principal delas com premiação no valor de R$ 5 mil em dinheiro.

Mais uma vez o campeonato conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por meio de emendas parlamentares compartilhadas no valor de R$50 mil reais, recursos que ajudam a viabilizar melhor infraestrutura ao evento. As emendas foram destinadas pelo presidente do Poder Legislativo Estadual, deputado Márcio Miranda, e pelos deputados Airton Faleiro, Coronel Neil, Thiago Araújo, Luth Rebelo, Renato Ogawa, Luís Sefer, José Scaff e Iran Lima.     

“Aqui no Parlamento temos o compromisso de contribuir e apoiar eventos esportivos, porque acreditamos que a prática do esporte traz grandes benefícios às pessoas e à sociedade, além de divulgar a nossa região. É um evento que traz um olhar especial para as belezas naturais do Estado, porque vamos receber atletas de todo o Pará e do Brasil e a grande imprensa será um canal de divulgação para muitas outras coisas boas que temos aqui”, disse o chefe do Poder Legislativo, deputado Márcio Miranda.  

O evento já começou a movimentar a exótica ilha, que conta com o apoio dos moradores que possuem uma vocação hospitaleira para receber visitantes. Também são atrativos a culinária local e regional com sabores nativos da Amazônia como o jambu, a maniçoba, o açaí, cupuaçu, bacuri, iguarias que encantam pelo sabor.  

“Eu tenho gratidão com essa ilha, pois em 1984, quando eu comecei a surfar, minhas primeiras experiências nesse esporte foram na Praia da Princesa e estou muito feliz em realizar o sonho de promover mais um campeonato de surf de Algodoal e apresentar ao Brasil esse lugar fantástico que tenho certeza que irá encantar, não somente todos que aqui vierem, mas também aqueles que conhecerão esse paraíso através das reportagens que serão veiculadas em todo país”, declarou  Noélio Sobrinho, presidente da Federação Paraense de Surf (Fepasurf).

Clínicas de Surf - A Organização do evento está preparando Clínicas de Surf para atender os moradores e visitantes que nunca praticaram o esporte. Os instrutores vão capacitar as pessoas interessadas em conhecer melhor a prática do esporte e assim descobrir novos talentos locais.

Inscrições - As inscrições continuam abertas, mas as vagas são limitadas e algumas categorias já estão com as vagas esgotadas. Mas os interessados em participar do Brasil Open de Surf podem entrar em contato com a organização do evento por meio do telefone ou Whatsapp: (91) 98166.7005.

Atrações - Durante o evento, várias atrações musicais vão promover momentos de descontração com a banda de rock local Zona Rural, o grupo de carimbó Raízes no Mangue e os DJ Dhoudho (reggae) e DJ Assayag (tecnomelody).

A Ilha - A Ilha de Algodoal na verdade se chama Maiandeua, que significa Mãe da Terra. Algodoal é uma das quatro vilas que compõem Maiandeua e uma de suas principais características é o fato de não haver veículos terrestres motorizados, sendo todo o transporte na ilha realizado por charretes, o que confere à ilha um ar bucólico e charmoso.

Com praias de areias brancas e muito finas, Algodoal é um lugar que desperta encantamento aos visitantes por ser um local exótico e pouco explorado.

Comentários