Folguedos Anarriê abre concurso de quadrilhas juninas

A programação do “Arraiá da Capitá” 2018 no Portal da Amazônia abre dia 13 de junho às 17h com apresentação de Boi-Bumbá e Grupos Folclóricos. A partir das 19h, o palco será das quadrilhas juninas. (Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus)

A quadrilha Folguedos Anarriê, do bairro da Pedreira, vai abrir o concurso oficial de quadrilhas juninas do “Arraiá da Capitá” 2018, promovido pela Prefeitura de Belém. O grupo foi o sorteado para abrir o concurso, que inicia no dia 13 de junho, às 19h no Portal da Amazônia. O sorteio foi realizado na manhã desta quinta-feira, 07, pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel).

O São de João de Belém é considerado o maior festejo da quadra junina da região amazônica. Dez mil pessoas devem acompanhar a programação que envolve Mostra Cultural com Cordões de Bichos, Pássaros Juninos, Grupos de Bois-Bumbá, Toadas, Carimbó de Pau e Corda e Parafolclóricos. Os locais foram descentralizados para dar mais comodidade ao público. O concurso oficial de quadrilhas adultas e mirins e as exibições de boi-bumbá, parafolclórico e toadas serão no Portal da Amazônia, já a apresentação de Pássaros será no teatro Waldemar Henrique, e dos Cordões de Bicho no Museu Paraense Emílio Goeldi. Toda a programação é gratuita.

Para o presidente da Federação das Quadrilhas de Belém, Junior Lisboa, o “Arraiá da Capitá” é o momento de felicidade para o segmento quadrilheiro que ganha oportunidade de exibir ao público o talento de profissionais bailarinos, coreógrafos, costureiros e de pessoas que se dedicam o ano inteiro para colocar a quadrilha para dançar. “Ficamos ansiosos e nervosos, mas o resultado é compensador, pois os dez primeiros lugares do concurso da Prefeitura nos incentiva participar de outros certames e de continuar atuando no movimento”, disse.

O evento está sendo preparado por um conjunto de secretarias municipais e órgãos de segurança, trânsito, juizado da Criança e Adolescente e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Segundo a diretora de Ação Cultural da Fumbel, Silvia Lovaglio, o esquema está pronto, faltando apenas alguns ajustes de logística. “Estamos trabalhando em acordo com o Ministério Público e demais autoridades de segurança, trânsito e defesa civil e os representantes dos segmentos culturais. Nosso objetivo é realizar uma programação com segurança, tranquilidade e paz aos brincantes, torcidas organizadas e público em geral”, destacou.

A programação do Arraiá da Capitá será realizada no período de 13 de junho ao dia 1º de julho. Serão dezenas de atrações para o público de Belém assistir e participar no período junino.

CORDÕES DE BICHO

Já neste domingo, 10, haverá mostra cultural com os Cordões de Bicho, no teatro do Museu Paraense Emílio Goeldi. A programação começa às 8h55 com o Cordão de Bicho Bacu; em seguida entram em cena o Cordão de Bicho Jaquinha, Cordão de Pássaro Pequeno Guará, Cordão de Bicho Oncinha e Pássaro Beija-Flor fechando as apresentações às 11h35.

A programação do “Arraiá da Capitá” 2018 no Portal da Amazônia abre dia 13 de junho às 17h com apresentação de Boi-Bumbá e Grupos Folclóricos. A partir das 19h, o palco será das quadrilhas juninas.

As quadrilhas mirins se apresentam no dia 17 de junho. A Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) está com o credenciamento da imprensa em aberto. Informações podem ser enviadas para o e-mail: prefeiturabelem.comus@gmail.com

Comentários