Hospital Galileu entrega certificados a 26 membros da Brigada de Incêndio

Os participantes do curso de Brigada de Incêndio do Hospital Galileu passam por capacitação contínua, para que estejam sempre preparados para enfrentar acidentes (Foto: ASCOM / HPEG)

Com o objetivo de preparar os funcionários que fazem parte da Brigada de Incêndio, contribuindo para a prevenção e o combate a esse tipo de ocorrência, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, entregou nesta quinta-feira (7) os certificados de conclusão aos 26 participantes do curso de Brigada de Incêndio, promovido em abril deste ano, com carga horária de 20 h.

O diretor-geral do Hospital Galileu, Saulo Mengarda, ressaltou a importância da capacitação contínua oferecida aos brigadistas da unidade. “Essa Brigada é muito importante para todos nós dentro do hospital, porque no Brasil precisamos reforçar essa cultura de prevenção, de estarmos preparados para uma situação de emergência, e não agir apenas quando o sinistro já ocorreu. E como não estamos habituados a situações de emergência, é preciso treinar para estarmos preparados”, frisou.

O enfermeiro Alex Campos, que atua no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Galileu, também reforçou a importância da prevenção. “É gratificante poder proporcionar o treinamento aos brigadistas para que tenhamos pessoas capacitadas, qualificadas, para atuar em momentos em que seja necessária a intervenção. Queremos estimular nossos colaboradores para uma cultura prevencionista, pois todos precisam ter essa consciência”, disse Alex Campos.

Treinamento para todos - Para reforçar a importância da prevenção, nesta sexta-feira (8) será realizado o treinamento em PAE (Plano de Ação Emergencial), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) para toda a equipe da unidade, que é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A técnica de Enfermagem Nadjany Rodrigues, que integra a Brigada de Incêndio há três anos, ressaltou a necessidade de contar com o apoio dos demais funcionários em situações de emergência. “É importante conscientizar toda a equipe do hospital para que saiba que a Brigada de Incêndio está aqui para ajudar a todos, mas que também precisamos da colaboração de todos, para que tenhamos um bom êxito em caso de situação de emergência”, enfatizou Nadjany Rodrigues durante a cerimônia de entrega dos certificados.

Ela também disse aos colegas que a “Brigada de Incêndio nos traz conhecimento não só para atuar em uma situação de emergência no nosso trabalho (no hospital), mas em qualquer lugar, e é muito importante para que a gente saiba como lidar, manter a calma e agir. Tem que estar preparado para saber”.

Comentários