Exposição de azulejos portugueses encanta visitantes

Quem passou pelo Boulevard das Feiras, na Estação das Docas, na manhã desta sexta-feira, 08, se reencontrou com o passado rico da Belle Époque marcado pelos azulejos portugueses mostrados em uma exposição montada especialmente para o evento “Laços Belém-Portugal”, promovido pela Prefeitura de Belém. O evento é uma continuidade das ações do programa Cidades Criativas da Gastronomia, que tem a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A mostra dos azulejos reúne peças da colecionadora Rosa Lúcia Soares, que há 40 anos se dedica à pesquisa da arte da azulejaria. “Essa coleção faz parte da minha vida e estou muito feliz em estar colaborando com a programação idealizada pela Prefeitura de Belém”, disse.

As peças em exposição não têm preço. Segundo Rosa Soares, cada uma delas foi estudada e catalogada com muita atenção e carinho. Os azulejos com as imagens de Santo Antônio dos séculos XVIII e XIX são os preferidos da colecionadora. “Eu amo meus santos”, falou, sem esconder o sorriso e o brilho orgulhoso no olhar de quem passou a vida inteira convivendo com objetos de arte. O gosto pela arte dos azulejos e mobílias antigas veio com o pai, Lauro Fernandes Maciel, que sempre lhe presenteava com peças antigas.

O colecionador paulista Mauro Zolko, que está em Belém participando das ações do “Laços Belém-Portugal”, estava encantado com a riqueza das peças. “É uma coleção única, que certamente teria um valor acentuado no mercado da arte antiga”, destacou. Todas as peças da exposição ganharam molduras em madeira de lei para garantir a preservação.

Além dos azulejos, a exposição também reúne mobiliário, adornos e fotografias de famílias portuguesas que ajudaram na colonização de Belém. Para Cláudia Sadalla, da organização do evento “Laços Belém-Portugal”, a exposição é um sucesso de público e foi idealizada juntamente com outras ações que pontuam a proximidade entre Belém e Portugal como música, gastronomia e arte.

O evento “Laços Belém-Portugal” foi aberto na noite de quinta-feira, 07, quando a cantora Fafá de Belém foi condecorada como embaixadora  dos Laços Culturais entre Belém e Portugal. A honraria foi concedida pelo prefeito Zenaldo Coutinho, por meio de decreto municipal. A programação segue na noite de hoje, com as cantoras Fafá de Belém, Lucinnha Bastos e Alba Mariah. Renomados chefs de cozinha também participam do evento na feira gastronômica montada na Praça Frei Caetano Brandão.

Comentários