Projeto Sedutec promove formação em Educação Digital

O projeto está sendo implantado e a etapa de capacitação de professores e gestores chega a Belém, depois de ter passado por vários municípios do estado. (Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc)

Começa nesta segunda-feira (11) mais uma etapa de formação de educadores das escolas estaduais para usarem recursos digitais de apoio pedagógicos e de gerenciamento escolar. Chamado de  Sedutec - Tecnologia para Educação Paraense, o projeto está sendo implantado e a etapa de capacitação de professores e gestores chega a Belém, depois de ter passado por vários municípios do estado.

O Sedutec tem o objetivo de dotar a educação pública do Estado de ferramentas digitais gratuitas inovadoras, que no mundo todo têm revolucionado a maneira do professor dar aula, do aprendizado de conteúdos pelos alunos e de gerenciamento escolar. São o Google Classroom, Drive, GMail, entre outros recursos facilitadores de ensino e comunicação.

A formação em Belém ocorrerá nos dia 11 e 15 de junho, no Espaço Inovação, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (Campus da UFPA, Avenida Perimetral, S/N). Para o secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva, a formação impulsiona a metodologia que os professores aplicam nas salas de aula e introduz as escolas estaduais do Estado no mundo da educação digital. “Essa formação traz possibilidades para todas as disciplinas e agrega tecnologia aos saberes que esses professores já têm, além de potencializar sua dinâmica de sala de aula. O aluno já lida com determinadas ferramentas até naturalmente, o que queremos é aliar essa utilização com caráter pedagógico”, disse.

Para participar, os professores, técnicos e gestores escolares devem se inscrever digitando seu e-mail no link: http://gg.gg/sedutec. Em seguida, deve preencher algumas informações, como o número de matrícula funcional, e selecionar a formação da qual deseja participar, assim como uma opção de horário, que pode ser das 8h às 12h, ou das 14h às 18h.

Sobre o projeto

O Sedutec é um projeto de educação digital que está sendo implantado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para equipar as escolas com recursos on line de ensino e comunicação. Concebido no contexto do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, o Sedutec é um dos recursos pedagógicos financiados com recursos do crédito obtido pelo Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que materializa o Pacto pela Educação – estratégia política criada em 2012 pelo governo estadual para mudar os indicadores da educação paraense.

Iniciado em 2017, tem o objetivo geral de dotar toda a rede estadual de ensino com ferramentas inovadoras do Google, a fim de potencializar as iniciativas da Seduc nos campos pedagógico, de gestão e comunicação.

O projeto está sendo implantado pela Inteceleri – empresa local contratada pela Seduc mediante licitação nacional, responsável, junto com a Coordenadoria de Tecnologia Aplicada à Comunicação (CTAE). Está definido no escopo geral do projeto  que, além do corpo discente e dos alunos,  todos os servidores que atuam no ambiente administrativo escolar terão acesso aos recursos do Sedutec.

As ferramentas do Google que estão sendo implantadas pela Seduc são consagradas, sendo usadas por grandes instituições educacionais do mundo todo. Disponíveis gratuitamente na internet, oferecem um conjunto de facilidades de acesso, interatividade e comunicação entre os diversos protagonistas educacionais, com recursos on line que ampliam a possibilidade de ensino e aprendizado.

Os professores, por exemplo, poderão ampliar os conteúdos de suas aulas com infinitos materiais pedagógicos, chamados de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) disponíveis na web; terão facilidades, inclusive, para acompanhar seus alunos por meio de aplicativos e instrumentos de comunicação on line; promover avaliações e dar apoio de reforço escolar. Os alunos poderão formar grupos de estudo; e os servidores administrativos terão maiores facilidades de comunicação em suas rotinas de trabalho.

Com o uso efetivo dessas ferramentas, a Seduc cria possibilidades adicionais da melhoria da educação ao estabelecer ações focadas na colaboração e na produtividade. Serão criadas, essencialmente, condições eficientes de comunicação entre os protagonistas da comunidade escolar e da administração central da secretaria; a garantia da segurança das informações; o amparo no desenvolvimento do trabalho no dia a dia e a dinamização de atividades dentro e fora das salas de aula.

Por Giulia Lanzuolo - Ascom / Escritório de Projetos

Comentários