Quinta edição da revista "Turma do Açaí" é lançada

linguagem papa-chibé é a inspiração para "A turma do Açaí", uma criação do designer e quadrinista Rosinaldo Pinheiro, nas quais os personagens infantis estão imersos na cultura paraense. (Foto: Eliseu Dias/Ag. Pará)

A linguagem papa-chibé é a inspiração para "A turma do Açaí", uma criação do designer e quadrinista Rosinaldo Pinheiro, nas quais os personagens infantis estão imersos na cultura paraense. Neste domingo (10), às 17h, será lançada a quinta edição da revista, com o tema "Turma do Açaí: protegendo os rios da Amazônia", no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia.

Com foco na preservação do meio ambiente, a revista é composta por tirinhas de humor, que abordam as aventuras de 11 personagens ribeirinhos que moram em Igarapé-Miri e também atividades para colorir. A revista integra o projeto "Rios da Amazônia livres do lixo" e terá outras edições sobre temas como segurança do rio e escalpelamento.

A Turma do Açaí completou dez anos. Para criar a obra, o autor encontrou suas referências nas personagens "Pelezinho" e "Jeremias", do Maurício de Souza, e na "Turma do Pererê", do Ziraldo. "O açaí nasceu de um caroço, pois minha intenção é mostrar a nossa linguagem e valorizar a nossa cultura, através do resgate da nossa memória e da nossa tradição", comenta Rosinaldo Pinheiro.

A nova edição da revista da Turma do Açaí tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Associação Amigos da Marinha (Soamar). Futuramente, a revista será distribuída em escolas da rede estadual de ensino.

Rosinaldo lançou dois curtas de animação: “A Turma do Açaí no Círio” e “A Turma do açaí: Fisco é Essencial”. Participou do Anima Mundi 2015 e ganhou prêmio no Congresso Internacional Rio+20 pela exposição Facing the Climate, com o tema aquecimento global. Acompanhe o Rosinaldo e a Turma do Açaí no Facebook: https://www.facebook.com/aturmadoacai.

Comentários