Professores da rede estadual recebem capacitação em plataforma digital 

Conectados ao mundo digital, gestores, professores e técnicos da rede estadual de ensino participam de capacitação da plataforma de recursos de internet “Google for Education”, que utiliza ferramentas tecnológicas que facilitam as atividades de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. (Foto: Rai Pontes/Ascom Seduc)

Conectados ao mundo digital, gestores, professores e técnicos da rede estadual de ensino participam de capacitação da plataforma de recursos de internet “Google for Education”, que utiliza ferramentas tecnológicas que facilitam as atividades de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. O treinamento iniciou nesta segunda-feira (11) e segue até sexta-feira (16), no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, localizado no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Implantada em 2017 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a capacitação integra o Sedutec - Tecnologia para Educação Paraense, que é um projeto de educação digital para equipar as escolas com recursos on line de ensino e comunicação.

Cerca de 60 profissionais participaram da formação ministrada pela empresa Inteceleri (representante oficial da Google na Região Norte). Durante a capacitação, eles terão acesso a um sistema de mensagens por e-mail institucional; ferramentas de planejamento de aulas; elaboração de testes e simulados, entre outros recursos.

Até o final do ano, as capacitações vão atender gratuitamente profissionais da capital e do interior do Estado. “Nosso objetivo é apresentar aos professores todas as ferramentas do Google para que eles possam aplicar em suas aulas os recursos educacionais que a plataforma oferece”, diz a gerente do projeto Google for Education, Helen Gonçalves.

Na Escola Estadual Frei Daniel, no bairro do Guamá, professores e técnicos já utilizam os recursos da plataforma digital para auxiliar na gestão pedagógica e elaboração de provas. “Vejo na capacitação a oportunidade de aprimorar a utilização da plataforma em nosso dia a dia. Sabemos que nem todos os nossos alunos têm acesso à internet em suas casas, mas nós tentamos desenvolver atividades em sala de aula para que eles tenham esse contato”, comenta a técnica em Educação Cristina Lopes.

Concebido no contexto do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, o Sedutec é um dos recursos pedagógicos, financiados com recursos do crédito obtido pelo Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que materializa o Pacto pela Educação – estratégia política criada em 2012 pelo governo estadual para mudar os indicadores da educação paraense.

 

 

 

Comentários