Arena do “Arraiá da Capitá” recebe centenas de pessoas no 2º dia de festas

A estrutura física e operacional montada no Portal da Amazônia pela Prefeitura de Belém para o “Arraiá da Capitá 2018” tem garantido tranquilidade às famílias que todas as noites assistem as apresentações dos grupos que disputam o Concurso Oficial de Quadrilhas Juninas. Em duas noites de espetáculos, mais de 5 mil pessoas marcaram presença, diariamente, na arena do maior São João da Região Norte.

Sem chuvas e com temperatura agradável por conta da proximidade do rio Guamá, centenas de pessoas têm conseguido acompanhar de perto os espetáculos apresentados pelas quadrilhas juninas. O inspetor Medeiros, da Guarda Municipal de Belém (GMB), fez um balanço positivo das primeiras 48 horas das atividades no complexo. “Está tudo tranquilo, não registramos ocorrências”, disse.

O “Arraiá da Capitá” deste ano começou no domingo, 10, e se estenderá até o dia 1º de julho com Mostra Cultural de Cordões de Bichos e Pássaros Juninos; e grupos de toadas, bois-bumbás e parafolclóricos que se apresentam no Portal da Amazônia, antecedendo os concursos de misses e quadrilhas juninas.

Neste ano o “Arraiá da Capitá” completa 28 anos. “É um evento grandioso que exige muitos cuidados e parcerias significativas de todos os órgãos públicos do município e do Estado”, explicou Silvia Novaglio, diretora de Ação Cultural da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), que coordena o evento.

No Portal da Amazônia, a força-tarefa do “Arraiá da Capitá” envolve serviços de trânsito, segurança, limpeza, abordagem social e ordem pública. Além do complexo de apresentações e infra-estrutura organizacional, a Prefeitura abriu uma praça de alimentação dotada de barracas padronizadas para venda de comidas típicas, lanches e sorvetes e bebidas em geral.

Segundo a delegada Elisete Cardoso, coordenadora da Ordem Pública, responsável pela fiscalização do comércio ambulante, a Prefeitura priorizou as associações de vendedores da área do portal. A orientação do prefeito Zenaldo Coutinho, segundo a delegada, é de garantir renda às famílias do bairro do Guamá. Para manter a organização, as equipes da Ordem Pública fazem rondas constantes em horários diferenciados.

Famílias que vivem próximo à orla e nas proximidades da rua Osvaldo de Caldas Brito foram autorizadas pela Prefeitura a comercializarem produtos populares, como brinquedos e guloseimas, gerando um dinheiro extra nos dias do “Arraiá”. O vendedor Junior Santos, por exemplo, está satisfeito, faturando com a venda de empadinhas: “Está tudo tranquilo”.

Para combater o trabalho infantil nas áreas de comércio e adjacências ao “Arraiá”, equipes de educadores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) atuam com abordagens sociais. De olho nas infrações que possam sugerir violação dos direitos de crianças e adolescentes, os agentes percorrem a área e se necessário fazem as abordagens.

As situações que necessitarem de atendimento especializado são encaminhadas para a sala especial instalada no complexo. “É prerrogativa da Funpapa desenvolver esse trabalho de prevenção e combate ao trabalho infantil e nós estamos aqui para defender o direito da criança de ser criança”, disse Amarildo Cruz, coordenador do Centro Pop do bairro de São Brás. Os casos de infração praticados contra criança e adolescente podem ser denunciados à Funpapa pelo telefone 3219-3360.

O agente Alexandre, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), disse que o trânsito no entorno do “Arraiá” tem estado tranquilo. Os trabalhos estão sendo realizados por seis agentes com uso de viaturas e motocicletas, que bloqueiam o acesso de veículos à altura da rua dos Mundurucus, que é o ponto e chegada das quadrilhas, e na Osvaldo de Caldas Brito.

A coordenação do “Arraiá da Capitá” tem orientado os visitantes a não jogarem lixo no chão. Servidores da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) cumprem plantões na área para manter o ambiente em condições de uso. No palco, os agentes de Sesan entram em cena após cada apresentação das quadrilhas. “Estamos trabalhando para deixar essa festa mais bonita ainda”, disse o coordenador dos serviços, Ogivam Pereira.

Muita gente está aproveitando os dias de festejos juninos. “O São João é muito legal e eu estou aproveitando”, disse a dona de casa Regiane Santos. A moradora Maria Arcangela também se diverte com a apresentação das quadrilhas: “Está muito bonito e eu estou por aqui passeando e aproveitando o concurso das quadrilhas”.

Shows - A programação de shows do “Arraiá da Capitá” abre com apresentação de grupos parafolclóricos. Nesta quinta-feira, 14, segunda noite do evento, o grupo Curupira, do bairro do Marco, se apresentou ao público com números de danças. O coordenador do grupo, Cleber Sandin, disse que foram escolhidas para o espetáculo músicas do maestro Waldemar Henrique, do mestre Verequete e do compositor Paulo André Barata. “Estamos muito felizes. É sempre bom mostrar nosso trabalho aqui no Arraiá”, disse o rapaz, que é professor de dança e músico.

A fase classificatória do concurso de quadrilhas se estende até o próximo sábado, 16. O concurso de quadrilhas mirins será no dia 17, juntamente com concurso das misses da terceira idade e GLBTTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). Grupos de toadas e de carimbó de pau e corda também se apresentam no domingo.

Confira as próximas apresentações:

- Sexta-feira, 15:

Renovação de São João – Condor

Roceiros da Dindinha – Jurunas

Arrastão Junino – Tenoné

Amor pela Rainha – Cremação

Encanto da Juventude – Guamá

Pai D’água no Arraiá – Marambaia

Reino de São João – Guamá

Tradição Junina – Bengui

Revelação Mosqueirense – Mosqueiro

Garra Junina – Icoaraci

- Sábado, 16:

Fuzuê Junino – Pedreira

Santa Luzia – Jurunas

Moreninha da Campina – Campina de Icoaraci

Roceiros Pé de Moleque – Campina Belém

Mensageiros do Amor – Pedreira

Alegria Junina – São Brás

Revelação do Marco – Marco

Rosa Vermelha – Terra Firme

Encanto Tropical – Tapanã

Charme da Ilha – Mosqueiro

Quadrilhas Mirins

- Domingo, 17:

Buscapé Mirim – Benguí

Revolução Mirim – Benguí

Serviço:

Concurso Oficial de Quadrilhas do “Arraiá da Capitá”, no Portal da Amazônia, a partir das 19h desta sexta-feira, 15. A programação é aberta ao público.

Comentários