Governo reforça policiamento com entrega de veículos para cinco municípios

O município de Salinópolis, no nordeste do estado, recebeu nesta quinta-feira, 21, um reforço precioso para o período de férias que se aproxima. O governo do estado entregou 18 novos veículos para reforçar a segurança do município e cidades próximas.

São oito automóveis - seis peruas e duas picapes - e dez motocicletas que se juntarão ao equipamento já existente, totalizando 24 veículos. A entrega foi feita pelo comandante geral da Polícia Militar do estado, coronel Hilton Benigno, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, e do prefeito de Salinópolis, Paulo Henrique.

Além dos veículos, o município vai receber um reforço no efetivo. Mais 148 homens se unirão à equipe já existente. "Com esse reforço, teremos, diariamente, 300 homens no policiamento de Salinópolis e região, afirmou o comandante da PM. O coronel anunciou ainda a chegada de mais armamentos para a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar, com base em Salinópolis. "Entregaremos, muito em breve, novos fuzis e carabinas, modernos e perfeitos para o policiamento urbano", disse o comandante.

Com uma população estimada em 40 mil habitantes, Salinópolis chega a registrar a presença de 280 mil veranistas no mês de julho. "Esse reforço no policiamento traz mais tranqüilidade, não somente aos veranistas, mas aos moradores”, comemorou o prefeito Paulo Henrique.

Região oeste do Pará

E no final da tarde de quarta-feira (20), unidades da Polícia Militar dos municípios de Santarém, Monte Alegre, Alenquer e Almeirim receberam novas viaturas para reforçar as ações de combate à criminalidade. As cinco novas viaturas se juntam a outras 22 entregues no mês de abril, por ocasião da programação em comemoração aos 200 anos da Polícia Militar no estado.

Das cinco viaturas, duas foram destinadas ao Grupo Tático Operacional (GTO), com sede em Santarém; uma para a 26ª Companhia Independente de Polícia Militar (26ª CIPM), com sede em Alenquer; uma ao 18º BPM, em Monte Alegre, e uma a 27ª CIPM de Almeirim.

De acordo com o comandante do CPR I, coronel Heldson Tomaso, o investimento em estrutura contribui para que as ações da Polícia Militar sejam efetivas. “Agora, cada unidade tem uma meta de cumprimento de operações e uma delas é o combate ao tráfico de drogas", observou o comandante, que citou a maior quantidade de drogas apreendida esse ano por uma força de segurança pública no estado: 237 kg de cocaína no município de Monte Alegre.

Heldson Tomaso também comentou que hoje há um controle mais efetivo das áreas de atuação, a partir da instalação do 35º BPM, e, também, do trabalho de integração com os demais órgãos que compõem o sistema de segurança pública. "Trabalhamos integrados com todos os órgãos, tanto na esfera federal, estadual e municipal. Todos atuando juntos numa só causa: levar o melhor serviço ao cidadão, o que culmina, por exemplo, em um excelente resultado para Santarém, considerando os índices de criminalidade", exemplifica o comandante, citando o resultado do Atlas da Violência 2018 - Retratos dos Municípios, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no qual o município registrou 28,5 homicídios para cada 100 mil habitantes, melhor resultado entre as cidades paraenses.

O prefeito de Alenquer, Juraci Estevam Sousa, afirmou que a chegada de uma nova viatura vai dar suporte às ações que já vêm sendo realizadas pela PM. "Para a efetividade do trabalho é muito bom, porque nossa cidade vem aumentando o número de habitantes. Só para se ter uma ideia, na área urbana nós já temos em média 35 mil habitantes, sem contar as pessoas que habitam a área rural. Temos vilas grandes com incidência de sinistros, roubos e assaltos, e que precisam desse aparato", pondera o gestor.

A solenidade contou a presença de oficiais e praças de unidades militares de Santarém e demais municípios; do prefeito Nélio Aguiar (Santarém); do secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Olavo das Neves; do coordenador da área de Segurança Pública, Gilberto Aguiar, e da população em geral.

* Colaboração - Samuel Alvarenga

Comentários