Parceria com profissionais de saúde reforça estoque de sangue em Belém

O estoque de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) foi reforçado nesta quinta-feira (21) com a “Campanha Hemopa na Copa”, promovida pelo Instituto Jorge Lucena – BioTraining, que atua na capacitação de profissionais da área da saúde. A ação vai favorecer o atendimento transfusional da rede hospitalar do Estado, tão necessário especialmente nesse período festivo, quando a demanda aumenta em relação à oferta de sangue.

A técnica de enfermagem Elkya Moraes foi uma das voluntárias que atenderam ao apelo da direção do Instituto Jorge Lucena, parceiro do hemocentro. “Estou feliz em estar aqui no Hemopa conhecendo e doando sangue. Já tinha esse desejo. Sou de São Francisco (município de São Francisco do Pará) e vim a Belém somente para salvar vidas com meu sangue”, disse Elkya Moraes, que está se capacitando para trabalhar na assistência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), hemodiálise e urgência e emergência.

O Instituto Jorge Lucena – BioTraining é uma empresa que leva o nome do seu presidente. Atualmente, há dois polos de trabalho: um na Avenida Almirante Barroso, onde funciona a capacitação em Radiologia, e outro na Avenida Augusto Montenegro, que oferece cursos de capacitação em Enfermagem, informou o biólogo Jorge Lucena, doador de sangue há seis anos.

A campanha em parceria com o Hemopa é  realizada a cada quatro meses, ou sempre que o Instituto é acionado pela Gerência de Captação de Doadores (Gecad).

Shirley Cristina do Nascimento Coelho, que fez sua primeira doação de sangue, ressaltou a importância de doar para salvar vidas.

Campanha da Copa – A campanha temática “A solidariedade os une. Doe sangue”, realizada de 09 a 16 de junho, foi encerrada com saldo positivo, que revitalizou o banco de sangue da hemorrede estadual, que atende mais de 230 hospitais.

Para ser um doador de sangue basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados de um responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço – A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro de Batista Campos. As doações também podem ser feitas na Estação de Coleta Castanheira, na entrada do Shopping Castanheira, na Rodovia BR-316, KM-01. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Na Unidade de Coleta da Estação Cidadania  Pátio Belém o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 h. Mais informações: 3110-6500 / 08002808118.

 

Comentários