Prevenção ao uso de drogas na rede estadual de ensino é tema de conferência

Educar preventivamente estudantes sobre o uso indevido de drogas é uma questão social a ser trabalhada pelas escolas. Para tratar dessa temática foi realizada, nesta terça-feira (26), a “Webconferência: Educação e prevenção ao uso do tabaco, álcool e outras drogas junto às crianças e adolescentes da rede estadual de ensino”.  A ação integra a Semana Paraense sobre Drogas iniciada no dia 20 de junho, em Belém.

A conferência de abertura foi proferida pelo secretário adjunto de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), José Roberto da Silva. Em seguida, foram realizadas as mesas “Crianças e Adolescentes: O Contexto de Vulnerabilidades”, por Rafaela Cristina Campos Rêgo Batista; “Educação e Saúde de Crianças e Adolescentes”, por José Ângelo Crescente; “O Trabalho de Mediação da USE 06 nos trabalhos em parceria na Escola Zacarias de Assunção” apresentado por Odília Malheiros e “Práticas Sociais de Prevenção no contexto escolar”, por Heráclito Santa Brígida Silva (PIA/UFPA). A mediação foi de Elayne Romário, da Coordenadoria Estadual de Prevenção e Redução do Uso de Drogas (Cenpren).

A escola é o lugar onde os estudantes passam a maior parte do tempo de suas vidas, por ser o período de formação do ensino básico. Nesse ambiente formador, as questões que levam a condição de vulnerabilidade decorrentes do contexto da violência urbana que afetam crianças, adolescentes e suas famílias, devem estar focadas na atuação educativa nas instituições de ensino.

De acordo com a coordenadora de Ações Complementares (Caec), da Seduc, Rosemary Nogueira, “a webconferência é uma iniciativa para orientar gestores sobre a prevenção do uso de drogas para serem multiplicadores em suas escolas, efetivando a instituição como espaço para formação e cidadania”, destaca.

Na programação foi lançada a campanha estadual “Comercialização de álcool e cigarro para crianças e adolescentes: é lei, é crime” que busca disseminar junto os gestores das Unidades Seduc na Escola – USES e Unidades Regionais de Ensino e escolas da Seduc - URES, informações, discussões e orientações para o trabalho de prevenção junto às crianças, adolescentes e suas famílias.

A webconferência é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) e  Caec, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Conselho Estadual sobre Drogas (Coned).

 

 

Comentários