Ulianópolis celebra a 17ª edição do Agro Fest Milho até domingo

Com safra de mais de 45 mil toneladas de espigas de milho, somente no último ano, o município de Ulianópolis, na região Rio Capim, recebe até o domingo, 1º de julho, a 17ª edição do Agro Fest Milho. Promovido pela Prefeitura, com a participação de órgãos do Governo do Estado, o festival tem o objetivo de promover e fortalecer a cultura do milho, e ainda comemorar os recordes de produção.

O evento já se consolidou como uma das maiores festas populares da região, oferecendo atrações e shows nacionais e regionais, rodeio profissional, parque de diversões, escolha da Garota Agro Fest Milho, praça de alimentação e vários estandes de expositores locais. Na iniciativa, estão envolvidas a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

Segundo a prefeita Neusa de Jesus Pinheiro, o Agro Fest Milho é uma homenagem àqueles que engrandecem o agronegócio local e uma celebração de todas as conquistas neste campo. “Ulianópolis tem a agricultura familiar como sua principal atividade econômica. No nosso município, há homens e mulheres que trabalharam muito para transformar o agronegócio no que hoje ele é. Por meio do sonho de muitos nos tornamos um dos maiores produtores de grãos”, declarou.

Para Fernão Zancaner, diretor do Grupo Pagrisa, que produz milho, cana de açúcar, soja e ainda pecuária de corte em Ulianópolis, o Agro Fest Milho é um evento que demonstra a força do agronegócio na região. “O festival congrega todas as atividades produtivas da agropecuária numa grande feira com rodeio, shows e vem para ratificar a importância do agronegócio como forma de desenvolvimento econômico e social para o município de Ulianópolis”, afirmou.

Nascido em Catanduva, interior de São Paulo, Zancaner se mudou para o Pará há quase vinte anos, com o objetivo de investir em agricultura. Hoje, atua também como presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ulianópolis. “Esta cidade está situada no maior polo agrícola do estado do Pará, o qual corresponde aos municípios de Paragominas, Ulianópolis e Dom Eliseu. Acredito que o agronegócio vai ser o principal responsável pelo desenvolvimento deste município, pela atração de investidores que venham industrializar o nosso produto agrícola e isso vai gerar a melhoria do desenvolvimento humano nesta região”, declarou.

De acordo com o chefe do escritório da Emater no município, José Francisco Lima Seixas, o órgão estará com um estande no festival, apresentando as atuações de Assistência Técnica e Extensão Rural desenvolvidas no município. Uma delas é a implantação de Sistemas Agroflorestais (Saf’s) no Projeto de Assentamento Florestal Gurupi, comunidade Bom Jesus, onde 30 famílias de agricultores familiares são beneficiadas com implantação de viveiro de frutíferas e florestais. As famílias trabalham com bovinocultura junto com culturas de subsistência como a mandioca, arroz e milho, e também com madeiras como Paricá.

Em relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), Seixas informa que Ulianópolis apresenta a característica territorial de 90% de assentamentos. “A emissão do CAR é um passo importante para legalização dos lotes”, além de dar acesso a programas nacionais, como o de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Aquisição de Alimentos (PAA), Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Programação:

28/06 (Quinta-feira)
20h Abertura do Rodeio
22h – Cantores da Terra (Sousa do Arrocha, Motorzinho do Teclado)
23h – Show Nacional Gabriel Gava
2h – Tenda Eletrônica

29/06 (Sexta-feira)
20h – Rodeio
21h - Cantores da Terra (Cosme Alves e Bruno e Naiara)
22h – Fala das Autoridades
23h – Show Nacional Tony Guerra e Banda Sacode
2h Tenda Eletrônica

30/06 (Sábado)
20h - Final do Rodeio
22h – Desfile da Garota Agro Fest Milho
23h30 – Fala das Autoridades
00h - Show Nacional João Neto e Frederico
2h – Tenda Eletrônica

01/07 (Domingo)
9h – Café da Manhã Cavalgada
10h30 – Benção do Padre
11h – Saída da Cavalgada
13h – Almoço
14h – Show Regional Juliano Goiano

* Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Ulianópolis

Comentários