Coro Carlos Gomes comemora 23 anos com apresentação no Museu do Estado

O Coro Carlos Gomes promove concerto especial para comemorar o 23° aniversário na sexta-feira (29), às 20h, no prédio do Museu do Estado do Pará (MEP). A apresentação tem entrada franca. (Foto: ASCOM FCG)

O Coro Carlos Gomes promove concerto especial para comemorar o 23° aniversário na sexta-feira (29), às 20h, no prédio do Museu do Estado do Pará (MEP). A apresentação tem entrada franca.

O repertório com músicas de J.Brahms, do brasileiro João Guilherme Ripper e também do norte americano Randall Thompson, além de outros compositores que se destacaram na música para essas formações musicais, será o mesmo que foi apresentado durante o concerto que o Coro realizou na programação do XXXI Festival Internacional de Música do Pará, que aconteceu no início do mês em Belém.

O grupo artístico da Fundação Carlos Gomes foi criado em 1995 pela maestrina cubana Maria Antonia Jimenez. Desde que surgiu há 23 anos, inseriu-se nas atividades culturais do Estado do Pará, realizando um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira e contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical.

O Coro possui três CDs gravados: O “Belo” (2002), “O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará” (2004) e “Cantares”. Em 2010, surpreendeu o público com a estreia mundial e registro fonográfico da Obra “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”. Seu repertório é eclético, abrangendo todos os estilos da música coral erudita tanto a capela quanto sinfônico coral, e interpretando também música popular, folclórica e contemporânea.

A regente do Coro, maestrina Maria Antonia Jimenez, é natural de Santiago de Cuba. Formada em regência coral no Conservatório Estatal de São Petersburgo “Rimsky Kórsakov”, na Rússia, onde concluiu o mestrado, é professora do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).

 

Programa:

J. Brahms (1833 - 1897)

I - Drei geistliche Chöre

Op. 37 (Coro Feminino)

- O bone Jesu

- Adoramos te

- Regina Coeli

II- Begräbnisgesang

Op. 13

III - Warum ist das Licht uns gegeben.

Op. 74 n° 1

 

Randall Thompson (1899 – 1984) Alelluia

João Guilherme Ripper (1959) Três Psalmus

Gabriel Fauré (1845 – 1924) Madrigal

Ariel Ramires (1921 – 2010) Alfonsina y el mar

Miguel Matamoros (1894 – 1971) Juramento

Javier Busto (1949 -) A tu lado

Ronaldo Miranda (1948 -) Cantares

 

Serviço: Concerto XXIII Aniversário do Coro Carlos Gomes. Dias 29/06. às 20h, no  Museu do Estado do Pará (MEP). Entrada Franca.

Comentários