Para marcar o início da “Operação Verão 2018”, a Coordenadoria de Educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) mobilizou nesta sexta-feira (29) suas equipes em quatro pontos de Belém, para levar informação a condutores e pedestres. Logo cedo, quem procurou a sede do órgão, localizada na Avenida Augusto Montenegro, foi abordado por agentes que distribuíram material sobre educação no trânsito.
Além do salão principal, os agentes atuaram em outros setores do Detran, como a vistoria veicular e a área de exames, locais de grande acesso do público. A ação se repetiu no Polo Pró Paz do Mangueirão (Estádio Olímpico do Pará) e na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), na Avenida Visconde de Souza Franco, das 8 às 12 h. No Shopping Bosque Grão-Pará, a ação começou às 12 h e se estenderá até às 18 h.
A coordenadora da ação na sede do Detran, Ana Marta Nogueira, ressaltou a boa receptividade das pessoas. Mesmo com pressa, muitos pararam para conversar e esclarecer dúvidas, como o promotor de vendas Dalvino Seixas, 46 anos, que pretende passar uns dias de julho no interior com a família e veio ao Detran transferir a propriedade do seu veículo. “Vai ser a estreia do nosso primeiro carro, e não quero que nada dê errado”, disse.
O casal Anthony e Márcia Delgado procurou o Detran para trocar a placa do veículo e receber orientações. “Se todos fizerem a sua parte, com certeza julho vai ser só lazer”, afirmou o casal.
No interior- As ações educativas no interior do Estado, dentro da “Operação Verão 2018”, iniciam no dia 13 de julho, com agentes em 57 municípios. Antes, o Detran vai intensificar ações em bairros da capital, como o Guamá, no próximo dia 3 (terça-feira).
Com o tema “Viaje Tranquilo, Viaje Seguro”, a “Operação Verão 2018” se entenderá até 2 de agosto de 2018, realizando campanhas educativas nos pontos tradicionais de veraneio, que recebem o maior número de pessoas e veículos. As campanhas vão priorizar a prevenção de acidentes e o comportamento coletivo de segurança no trânsito.
A Coordenadoria de Educação no Trânsito do Detran se organizou para atuar em nove corredores, que terão como base os municípios de Santa Bárbara do Pará, Paragominas, Castanhal, Salinópolis, Bragança, Marabá, Redenção Santarém e Soure, abrangendo todas as regiões do Estado.
A partir desses locais, as equipes se deslocarão para os demais municípios, chegando aos 57 previstos. Por exemplo, a equipe de Salinópolis, um dos locais mais procurados no veraneio, também fará ações educativas em Nova Timboteua, Primavera, Quatipuru, Santarém Novo e Peixe-Boi. Mais de 30 profissionais, entre agentes e pessoal de apoio, integrarão as equipes de educação.
O Detran vai deslocar seus agentes para o interior, mas pretende trabalhar em parceria com outros órgãos direcionados ao trânsito, como as polícias rodoviárias Federal e Estadual (PRF e PRE) e órgãos municipais (Semutrans), contando ainda com o apoio logístico das prefeituras e demais secretarias. Empresas públicas e privadas, conselhos tutelares e organizações não governamentais também costumam ser parceiros valiosos nessas operações.
As equipes de educação de trânsito também vão estar nos seguintes municípios: Ananindeua, Benevides, Marituba, Belém (distrito de Mosqueiro), Santa Bárbara, Santa Izabel do Pará, Colares, Vigia de Nazaré, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Irituia, Mãe do Rio, Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Paragominas, Castanhal (nas vilas do Apeú e Calúcia), Curuçá, Igarapé-Açu, Maracanã, Marapanim (Praia de Marudá), São Francisco do Pará, Capanema, Augusto Corrêa, Bragança, Capitão Poço, Tracuateua, Ourém, Viseu, Marabá, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Eldorado do Carajás, Curionópolis (distrito de Serra Pelada), Parauapebas, Canaã dos Carajás, Redenção, Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu, Xinguara, Santarém, Alenquer, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure.
-
Oportunidade
Uepa inscreve para mestrado em Educação Indígena até 15 de março
O Núcleo de Formação Indígena (Nufi), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), oferta pela primeira vez a Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEI), em nível de mestrado, por meio do Edital... -
Educação
Prefeitura de Belém garante pré-vestibular gratuito a estudantes de Outeiro
-
Ressocialização
Governo quer ofertar 8 mil vagas de trabalho e estudo para detentos no Pará
-
Ozorio Juvenil
Ozório Juvenil pede descentralização da verba da merenda escolar
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), popularmente conhecido como merenda escolar, é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem o objetivo de suprir, parci... -
Marcio Miranda
Presidente da Alepa prestigia Feira do Livro e lança revista para o público infantil
-
Alô papai, alô mamãe
Alunos do Pré-Vestibular Municipal celebram aprovação na UFPA
Comentários