Gestores de instituições de ensino debatem os desafios das políticas públicas educacionais

Com o tema "O regime de colaboração e os desafios no âmbito das políticas públicas educacionais", o evento contou com palestras, roda de conversa e debates. (Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc)

Dirigentes de instituições de ensino da rede pública participaram, nesta quinta-feira (5), do Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), em Belém. Com o tema "O regime de colaboração e os desafios no âmbito das políticas públicas educacionais", o evento contou com palestras, roda de conversa e debates. 

A palestra de abertura discutiu a construção curricular com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, além das propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em todo o Brasil. "A ideia é ajudar os gestores a organizar, junto com suas redes, todo o trabalho de construção de currículo com a identidade da Educação do Pará", diz a palestrante Cleuza Repulho, da Fundação Lemann. 

Garantir educação de qualidade para todos é um dos desafios da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). "Realizamos várias ações para integrar os 144 municípios do Estado, entre eles, há o Pacto pela Educação, visando melhorar os índices educacionais do Pará", comenta o secretário adjunto de ensino, José Roberto da Silva. 

Para o secretário de educação de Redenção, Vanderly Moreira, "momentos como este são extremamente importantes para nós gestores, pois temos a oportunidade de trocar experiências e informações para aplicá-las, posteriormente, em nosso municípios", avalia.   

A programação contou ainda com debates sobre "Diretrizes do Programa de Inovação Educação Conectada", apresentada por Laís Xavier, desenvolvedora da Educação 3.0 Instalada no Brasil, no Porto Digital, em Recife (PE); "Análise da avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação", com Fernando Gralha, do Ministério da Educação (MEC); "A importância dos processos de licitação na Gestão da Educação e o entendimento do TCM no acompanhamento dos Planos Municipais de Educação e dos Planos de Carreira e Remuneração quanto as suas prestações de conta", com Cleber Mesquita, do Tribunal de Contas dos Municípios; entre outros. 

Comentários