Jacundá recebe reforço em segurança e infraetrutura

O município de Jacundá, no sudeste paraense, recebeu nesta sexta-feira (6) importantes investimentos em segurança e infraestrutura. (Foto: Cristino Martins/Ag. Pará)

O município de Jacundá, no sudeste paraense, recebeu nesta sexta-feira (6) importantes investimentos em segurança e infraestrutura. O Governo do Estado repassou para o policiamento do município 5 viaturas e 2 veículos para o reforço das ações Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Foi entregue ainda a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de cinco quilômetros de vias, na ordem de cerca de R$ 2 milhões.

A cerimônia foi no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, conduzida pela secretária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, que representou o governador Simão Jatene, e contou com a participação de representantes de parlamentares, lideranças comunitárias, entre outras autoridades municipais.

Os investimentos resultam da articulação feita por meio do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu). "Essas entregas fazem parte de uma agenda compartilhada dos municípios para garantir o fortalecimento regional. É um trabalho que vem sendo desenvolvido nos municípios e que vem dando certo", destacou a secretária Izabela Jatene.  

Atualmente, 142 dos 144 municípios paraenses já aderiram ao programa que atua como uma ferramenta de fomento e fortalecimento das prefeituras municipais a partir do planejamento integrado, governança compartilhada, além de assistência técnica e sistema de financiamento, tanto público, quanto privado.

Ao todo foram entregues cinco viaturas para a Polícia Militar, sendo dois carros modelo Palio Weekend, uma picape e duas motos. A iniciativa faz parte das ações imediatas contra a violência anunciadas pelo Sistema de Segurança Pública do Estado em fevereiro deste ano, que contempla, entre outras medidas, a renovação da frota e dos equipamentos das polícias Civil e Militar em todas as regiões, entre outras medidas.

"Ontem foram entregues mais de 40 viaturas somente para o sudeste do Pará. Este é um dos momentos que devolvemos o imposto que a população paga, gerindo esse recurso com responsabilidade", informou a titular da Semsu.

Somente esta semana, o Governo do Pará reforçou a atuação da área de segurança pública em todo o Estado com a entrega de mais 359 veículos. Entre as mais recentes está realizada nesta quinta-feira (05), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras, em Belém. Na oportunidade foram entregues 70 veículos pelo Detran, que vão auxiliar no trabalho dos órgãos de ordenamento e fiscalização de trânsito municipais; 10 viaturas de resgate pelo Corpo de Bombeiros;  90 viaturas para as guardas municipais (sendo 52 motocicletas, 25 picapes e 13 automóveis do tipo SUV). Aproveitando a solenidade, o Governo do Estado ainda entregou 3 veículos do Programa Municípios Verdes, 6 da Adepará e outros 13 para da Emater.

Leia mais: Governo reforça segurança em todo o Pará com entrega de viaturas e equipamentos

Infraestrutura - Além das viaturas, foi entregue a ordem de serviço que garante o início das obras de pavimentação asfáltica de cinco quilômetros de vias urbanas, dentro do programa Asfalto na Cidade. "O asfalto é de extrema importância não só para a mobilidade, mas para a saúde de todos que aqui residem", explicou Izabela Jatene.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo prefeito Ismael Barbosa. "Quem ganha com tudo isso é a população. Esses investimentos em asfalto e segurança trarão mais qualidade de vida para a população, principalmente em um momento que os municípios estão com as finanças comprometidas. Estamos felizes com essa parceria com o governo do Estado e parlamento para fazer uma administração melhor", disse Ismael.

Com a chegada do verão amazônico, 39 cidades paraenses já iniciaram os serviços de recuperação, pavimentação asfáltica em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), com meio-fio e drenagem superficial. A previsão é que, até o final do ano, mais de 100 municípios paraenses sejam beneficiados pelas obras do programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

Em 2017, as ações do “Asfalto na Cidade” foram ampliadas, alcançando 79 municípios nas 12 regiões de Integração do Pará. Foram investidos mais de R$ 151 milhões em 29 obras de pavimentação e recuperação de mais de 150 quilômetros de ruas e avenidas.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda, somente a união entre os poderes e a população é capaz de garantir o desenvolvimento do Estado. "O povo quer que a gente apresente resultados e o parlamento com a administração estadual e municipal está trabalhando para isso. Tudo isso é resultado do esforço e de uma boa gestão financiada por meio dos impostos dos paraenses", destacou Miranda.

Ainda no município, a comitiva do governo participou da entrega da Unidade de Saúde da Unidade Básica de Saúde Daniel de Souza Vaz, no bairro Santa Rita, e das Novas Instalações do Departamento Municipal de Transito Urbano, no bairro Centro. Também acompanharam a entrega de veículos para o reforço da saúde, trânsito municipal e meio ambiente.

O secretário Regional de Governo da Região Sudeste, Jorge Bittencourt destacou o papel da instituição na conquista das melhorias. "O Centro vem trabalhando no fortalecimento desse processo de integração da Secretaria de Municípios Sustentáveis, junto com toda sua equipe e seus coordenadores, percorrendo os 39 municípios da região para verificar seus desafios", explicou Bittencout.

"Participamos de entrega de investimentos do governo e também de recursos do município que também não deixam de ter o apoio técnico do Centro Regional, que articula com cada secretário municipal. Esse é o trabalho do Centro, fortalecer e apoiar os municípios do sudeste do Estado", acrescentou o representante do governo do Pará na região.

Também participaram da cerimônia o senador Flexa Ribeiro; os deputados Federais Arnaldo Jordy e Joaquim Passarinho; os deputados estaduais Miro Sanova, Celso Sabino, o vereador de Belém Victor Dias; o coordenador de Núcleo, José Megale; vereadores, prefeitos da região, entre outras autoridades.

Comentários