Passeio reúne atletas da canoagem em mais uma ação de verão da Prefeitura de Belém

Passeio "No mesmo barco" reuniu várias modalidades do esporte a remo com atletas de clubes e associações de Belém. (Foto: Tássia Barros - Comus)

Cerca de 80 atletas da canoagem participaram na manhã deste sábado, 07, do passeio “No Mesmo Barco”, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel). O evento foi mais um dos eventos da Prefeitura de Belém para a programação Verão 2018, e reuniu várias modalidades do esporte a remo com atletas de clubes e associações de Belém.

Para o secretário municipal de Esporte Juventude e Lazer, Wilson Neto, a atividade foi uma forma de valorizar o esporte a remo. “Reunimos diversos atletas de várias modalidades para chamar a atenção da população para esse esporte que faz parte da nossa cultura de utilizar canoa, e também valorizar os atletas e a responsabilidade ambiental que esse esporte tem. A Prefeitura tem esse compromisso de incentivar o maior número de atividades esportivas. Trouxemos aqui os atletas da Associação Guajará de Canoagem que é patrocinada pela lei municipal de incentivo ao esporte e premiada nacionalmente”, declarou o secretário. 

A ação teve saída da Marina do Iate Clube do Pará, na avenida Bernardo Sayão, e chegada no Complexo Ver-o-Rio, onde os participantes tiveram direito a um café da manhã e fizeram uma aula de alongamento.

O atleta paraense de canoagem José Ribamar Carvalho, 65, que pratica o esporte há 43 anos, foi o primeiro a completar o trajeto. Ele fez o percurso em 15 minutos. José Ribamar já competiu em diversos campeonatos, inclusive fora do Estado e do País, como na Copa Norte e Nordeste de Remo e acredita que a modalidade só traz benefícios. “Esse esporte tem vantagens física, mental e social. Social, porque na nossa Associação Guajará de Canoagem, que atua também com jovens das comunidades, é uma forma de incentivar o esporte e tirá-los da zona de risco social. Já no físico e mental, são vantagens que fazem bem para o corpo e para a mente”, explicou o atleta.

Para a atleta Regina Mendonça, 58, o passeio foi uma oportunidade para praticar o esporte que há cinco anos faz parte da sua vida. “Foi ótimo participar do passeio para praticar um pouco. Eu comecei a praticar o esporte como forma de voltar a fazer uma atividade física saudável e ele só me trouxe benefícios para a saúde física e mental. Costumo dizer que quando remo, eu medito”, afirmou a atleta.

Comentários