Passeio reúne atletas da canoagem em mais uma ação de verão da Prefeitura de Belém

Cerca de 80 atletas da canoagem participaram na manhã deste sábado, 07, do passeio “No Mesmo Barco”, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel). O evento foi mais um dos eventos da Prefeitura de Belém para a programação Verão 2018, e reuniu várias modalidades do esporte a remo com atletas de clubes e associações de Belém.

Para o secretário municipal de Esporte Juventude e Lazer, Wilson Neto, a atividade foi uma forma de valorizar o esporte a remo. “Reunimos diversos atletas de várias modalidades para chamar a atenção da população para esse esporte que faz parte da nossa cultura de utilizar canoa, e também valorizar os atletas e a responsabilidade ambiental que esse esporte tem. A Prefeitura tem esse compromisso de incentivar o maior número de atividades esportivas. Trouxemos aqui os atletas da Associação Guajará de Canoagem que é patrocinada pela lei municipal de incentivo ao esporte e premiada nacionalmente”, declarou o secretário. 

A ação teve saída da Marina do Iate Clube do Pará, na avenida Bernardo Sayão, e chegada no Complexo Ver-o-Rio, onde os participantes tiveram direito a um café da manhã e fizeram uma aula de alongamento.

O atleta paraense de canoagem José Ribamar Carvalho, 65, que pratica o esporte há 43 anos, foi o primeiro a completar o trajeto. Ele fez o percurso em 15 minutos. José Ribamar já competiu em diversos campeonatos, inclusive fora do Estado e do País, como na Copa Norte e Nordeste de Remo e acredita que a modalidade só traz benefícios. “Esse esporte tem vantagens física, mental e social. Social, porque na nossa Associação Guajará de Canoagem, que atua também com jovens das comunidades, é uma forma de incentivar o esporte e tirá-los da zona de risco social. Já no físico e mental, são vantagens que fazem bem para o corpo e para a mente”, explicou o atleta.

Para a atleta Regina Mendonça, 58, o passeio foi uma oportunidade para praticar o esporte que há cinco anos faz parte da sua vida. “Foi ótimo participar do passeio para praticar um pouco. Eu comecei a praticar o esporte como forma de voltar a fazer uma atividade física saudável e ele só me trouxe benefícios para a saúde física e mental. Costumo dizer que quando remo, eu medito”, afirmou a atleta.

Comentários