Dia do Homem alerta para a importância de cuidar da saúde

A cultura de cuidado com a saúde é muito diferente entre homens e mulheres. Eles, na maior parte das vezes, só procuram um especialista quando a necessidade bate à porta, como no caso de doenças graves. Por isso, em alusão ao Dia do Homem, a ser comemorado no próximo dia 15, a Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Tapanã antecipou a data com uma programação especial pela Política de Saúde do Homem no município nesta quinta-feira, 12.

O evento alertou para os cuidados com a saúde do homem. Testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV, vacinação contra hepatite e antitetância, solicitação de exames ambulatoriais, aferição de pressão arterial, glicemia, consultas com clínico médico e nutricionista fizeram quase 100 homens procurarem os serviços na unidade.

Seu Geraldo Gomes da Silva, 65, foi um dos usuários que se direcionaram à unidade, isso porque ele é hipertenso e diabético, participa do Programa HiperDia e lá recebe todo o acompanhamento com a equipe multiprofissional e, ainda, os medicamentos para o tratamento. As patologias fizeram com que ele ligasse o alerta para a saúde nos últimos anos. “Só passei a cuidar da saúde depois que descobri a diabetes e a hipertensão. Hoje em dia tento me atentar e cuidar de tudo para não ter mais nenhuma surpresa lá na frente”, ponderou Geraldo.

Diferente de seu Geraldo, o vigilante Cláudio Oliveira da Silva, 57, é mais preocupado com a saúde desde muito novo, isso porque, quando ele precisou se alistar, aos 17 anos, estava com um princípio de pneumonia. “Na consulta com o médico, ele disse que se eu não me cuidasse, na próxima vez que eu tivesse isso poderia morrer, e, desde então, não descuido um segundo da saúde. Sempre evitei os resfriados, faço regularmente meus exames de próstata e levo uma vida saudável, com alimentação regulada, tudo isso para evitar doenças”, ressaltou Cláudio, que também participou da programação do Dia do Homem na unidade.

De acordo com a coordenadora da política de saúde do homem no município, Mariza Nogueira, já está provado que manter um estilo de vida saudável é o melhor caminho para ter boa saúde. “Considerando que a população masculina apresenta altos índices de morbimortalidade, o que representa os verdadeiros problemas de saúde pública, faz-se necessário organizar uma rede de atenção à saúde que garanta uma linha de cuidados integrais voltada para a população masculina, apoiando ações e atividades de promoção, daí a importância de aproveitar o Dia do Homem para lembrar e orientar a população masculina, aos familiares e a comunidade sobre a promoção, a proteção, o tratamento e a recuperação dos agravos e das enfermidades do Homem”, explicou a coordenadora.

Ainda dentro da política de saúde do homem, existe o "Pré-Natal do Parceiro", programa que conscientiza os pais sobre a importância da participação no acompanhamento da gravidez. O casal Otávio Souza da Silva, 19, e Raquelane Ferreira, 23, esteve presente na programação e contou sobre a experiência do Programa. “Estou com apenas 17 semanas de gravidez, mas ele (Otávio) me acompanha sempre que pode e é bem participativo”, pontuou Raquelane. Já Otávio, ansioso por ser pai de primeira viagem, ressaltou a importância da presença ativa na gestação da esposa. “Estou muito feliz e acompanhar o crescimento do meu filho ao lado dela é muito importante para todos nós”.

Comentários