Campeonato anima a tarde de verão na Praia Grande, em Outeiro

Na tarde ensolarada desta sexta-feira, 13, dezenas de pessoas estiveram na Paria Grande, em Outeiro, distrito de Belém, para participar do Campeonato de Gaymada, modalidade desportiva tradicional do “Verão Para Todos”. O evento, organizado pela Prefeitura de Belém, através da Administração Regional de Outeiro (Arout) e Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), atraiu cerca de 300 veranistas que assistiram a 3º edição do torneio.

“A Prefeitura de Belém, por meio da Sejel, investe em ações que valoriza o respeito à diversidade dos diversos públicos. Hoje promovemos a Gaymada aqui na ilha de Outeiro, e observamos que as equipes participantes se dedicam aos treinamentos e deram um verdadeiro show na arena montada”, destaca Sônia Almeida, servidora da Sejel e coordenadora da competição que reuniu equipes dos bairros 40 Horas, Pedreira e Icoaraci.

Primeiro lugar na competição, Tiago Santos, 20, era só alegria. “Acredito que um dos fatores que nos ajudou na conquista do primeiro lugar, foi o nosso trabalho em equipe. Valeu a pena suar a camisa aqui em Outeiro. Eu achei maravilhoso participar do evento organizado pela Prefeitura, para o bem-estar da população”, disse o representante da equipe “Pedreira Forever”.

Morador do distrito de Icoaraci, Jhonata Blazevit, 33, joga queimada há 14 anos e, para ele, o esporte é uma oportunidade de rever os amigos e melhorar a qualidade de vida. ”Esse esporte vem se reinventado e para nós é uma oportunidade de rever os amigos e criar novas amizades. Infelizmente não chegamos a final, mas a experiência e a atividade física já valem a pena, pois melhora nossa qualidade de vida”, conta.

Ainda durante a tarde, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) esteve no local distribuindo kits com preservativos e material didático com orientações para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. “Acompanhando a extensão da programação da Prefeitura de Belém, uma de nossas equipes veio até a ilha para realizar a entrega dos kits e informar sobre como evitar as infecções e doenças transmissíveis por meio da prevenção. Além disso, informamos aos veranistas sobre o passo a passo da realização dos testes rápidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)”, a biomédica da Sesma, Nathalia Queiroz.

A competição no distrito de Outeiro contou, também, com o reforço da segurança da Guarda Municipal, com oito agentes e duas viaturas, garantindo a tranquilidade dos banhistas.

Serviço – O CTA, localizado na avenida Tamandaré, centro da capital paraense, é responsável por testes de HIV, Sífilis e Hepatite, além do aconselhamento psicossocial para pacientes com diagnóstico positivo para doenças sexualmente transmissíveis. Há ainda na rede púbica de saúde de Belém, casas especializadas na atenção direcionada aos atendimentos de saúde mental para crianças, adolescentes, adultos e dependentes químicos de álcool e outras drogas.

Comentários