UPAs da Sacramenta e de Icoaraci recebem novas ambulâncias

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), entregou três novas ambulâncias às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Sacramenta e de Icoaraci. Os veículos darão suporte ao serviço de atendimento de urgência e emergência no município. A cerimônia de entrega ocorreu nesta terça-feira, 31, na sede da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

As ambulâncias, uma da UPA da Sacramenta e as outras duas da UPA de Icoaraci, são do modelo Saveiro, de suporte básico e serão usadas no transporte inter-hospitalar para atender as demandas de transferências de pacientes para consultas, exames e deslocamentos entre as unidades de saúde e hospitais de Belém.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, destacou a importância dos novos veículos para o município. “Com essa entrega das ambulâncias a gente completa a renovação da frota que dá atendimento às nossas unidades, UPAs, hospitais e, também, aos postos de saúde que atendem urgência e emergência, sendo 23 ao todo”, disse o prefeito, que anunciou ainda a entrega de novos veículos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Hoje o Samu tem 24 ambulâncias, com 16 equipes permanentes de mobilização, e até outubro deste ano receberá mais cinco ambulâncias. Isso deixará Belém totalmente aparelhada com as ambulâncias necessárias para o atendimento de urgência e emergência e para o deslocamento dos pacientes tratamentos ou exames”, ressaltou.

A entrega das novas ambulâncias faz parte do processo de renovação da frota, formada atualmente por 51 ambulâncias de suporte básico ou avançado, ambulanchas e cinco motolâncias para atendimento da população.

O titular da Sesma, Sérgio Amorim, afirmou que com os novos veículos a rede de saúde ganhou reforço. “Já temos ambulância atendendo a UPA da Terra Firme, o Pronto Socorro Mário Pinotti e as nossas 29 unidades de saúde. Com isso, a gente consegue atender a todas as nossas necessidades, além do Samu. Estas ambulâncias entregues hoje são para atender o transporte destes pacientes das nossas unidades de urgência e emergência, para os hospitais de referência e também fazer o transporte das unidades básicas para os hospitais, UPAs e para os hospitais conveniados”, informou nesta terça-feira.

A novidade agradou aos diretores das UPAs, como Luiz Lavor, diretor da unidade de Icoaraci. “Pelo fato da nossa unidade ficar um pouco distante do centro de Belém, o desgaste dos veículos acaba sendo grande. Agora, com essas ambulâncias novas, certamente elas irão atender à demanda, que é de aproximadamente 15 mil atendimentos por mês, grande parte necessitando de transferência para os hospitais, e essas viaturas precisam estar preparadas para este atendimento”, declarou.

Comentários