Turma do Semobinho orienta pais e alunos na volta às aulas

Para alguns alunos, a chegada à escola nesta segunda-feira,6, foi com uma recepção diferente. Cheia de mensagens sobre educação para o trânsito, a Turma do Semobinho, da Prefeitura de Belém, deu as boas-vindas na ação Volta às Aulas a quem estuda de manhã no Colégio Moderno, levando noções sobre trânsito seguro e respeito às regras de circulação.

A programação deu início à ação de Volta às Aulas da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que nesta primeira etapa pretende diminuir os conflitos de trânsito em frente às escolas que são polos geradores de tráfego por causarem congestionamentos que geram reflexos em todo o entorno. Em uma segunda etapa a ação irá se concentrar nas escolas municipais, nas quais o foco será a segurança do pedestre, do ciclista e do motociclista.

Enquanto a Turma do Semobinho interagia com as crianças, agentes educadores trabalhavam junto aos pais para evitar a demora na área do embarque e desembarque e, consequentemente, a formação de filas duplas. Eles também verificavam se as crianças estavam sendo transportadas da forma correta, para evitar situações como a de Leocádio dos Santos, com um filho de 2 anos sendo levado à escola sem cadeirinha ao lado do irmão de 12. “A gente mora aqui perto e eu só dou a volta no quarteirão para deixá-los”, explicou o pai”. “Nós temos a cadeirinha, mas ela está em casa”, disse.

Postura oposta tem André Douglas, levando a filha de 3 anos ao colégio sentada de forma correta na cadeirinha. “Ainda temos outra filha, de 1 ano, que sempre anda no bebê conforto. Faço questão da segurança delas”, garante.

O fotógrafo Igor Souza transporta a filha de 4 anos de maneira correta, mas deu mau exemplo ao estacionar na área de embarque e desembarque e, o que é outro agravante, bem na direção da rampa para pessoas com deficiência. “Não sei o que fazer, porque tenho que deixá-la na sala e se eu paro em fila dupla também estou errado”, justificou-se.

Por que então não seguir o exemplo de Andressa Lamarão? Enquanto o marido procurava um estacionamento em uma das transversais próximas ao colégio, ela desembarcou um quarteirão antes para levar o filho João Paulo, 10, para o colégio, e ainda transformou o momento em passeio para a filha de 2 meses. “A gente sempre procura um lugar aqui perto para estacionar e vir a pé, de forma mais segura”, explicou Andressa.

“Nós precisamos de mais conscientização dos pais, para que entendam como funciona a área de embarque e desembarque como espaço de uso de todos, e que se pensam em estacionar, que procurem outros locais próximos e caminhem com as crianças, porque assim se evita a fila dupla”, orientou Tatiane Pinheiro, chefe do setor de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém.

A ação de Volta às Aulas da Semob continua nesta terça-feira, 7, no Colégio Santa Rosa (na rua dos Tamoios); na quarta-feira, 8, no Colégio São Paulo (na avenida Romulo Maiorana); na quinta-feira, 9, no Sistema de Ensino Universo (na avenida Serzedêlo Corrêa); na sexta-feira, 10, no Colégio Ceai (na rua Domingos Marreiros); e na segunda-feira, 13, nos Colégio Nazaré (na avenida Nazaré) e Santa Catarina (na avenida Braz de Aguiar).

Comentários