Prefeitura de Belém divulga balanço das ações dos órgãos municipais

A ação integrada entre os órgãos da Prefeitura Municipal de Belém durante a Operação Verão 2018 gerou resultados bastante positivos. O balanço das ações realizadas durante todo o mês de julho foi divulgado ontem, 05, pelos órgãos de fiscalização e segurança pública do município, que montaram esquemas especiais nos distritos de Belém durante todo o período das férias escolares. Mais de 400 servidores municipais estiveram envolvidos nos trabalhos na capital e nos balneários. 

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), montou uma operação para combater o trabalho infantil nos distritos de Outeiro e Mosqueiro. A ação teve como objetivo mapear, aproximar, intervir e encaminhar situações pertinentes do combate ao trabalho infantil e possíveis situações referentes à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

Durante os cincos finais de semana de ação, 78 crianças e adolescentes foram identificadas em situação de trabalho infantil, sendo 59 em Mosqueiro e 19 em Outeiro. Após a identificação, as vitimas foram encaminhadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), onde passaram por atendimento com assistente social e posteriormente inseridas nas atividades de convivência e fortalecimento de vínculos.

As famílias também são inscritas no Cadastro Único de Assistência Social (CadÚnico), para terem acesso a benefícios de transferência de renda, além de serem acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). "Vamos continuar monitorando as situações através das unidades do Creas e em conjunto com os Cras para a inserção da família no serviço de fortalecimento de vínculos, além de verificar também se a família está acompanhando o filho na escola", destacou a coordenadora da Proteção Social de Média Complexidade, Luiza Moraes.

Segurança – Para garantir a segurança dos veranistas, a Guarda Municipal de Belém (GMB) atuou com mais de 200 homens em Cotijuba, Mosqueiro, Outeiro e Belém. Mais de 30 mil pessoas foram abordadas, com 77 registros de ocorrências, gerando 32 boletins de ocorrências. Dez armas foram apreendidas, sendo duas de fogo, uma de ar comprimido, dois simulacros e cinco armas brancas, além da apreensão de três veículos. O número de ocorrências durante o período das férias reduziu 25%, em relação ao ano de 2017, segundo o Inspetor de planejamento da Guarda, Antonio Carlos Tavares. “Aumentamos as abordagens e a ostensividade através de ações integrada com outros órgãos de segurança, como meio de prevenção, resultando na redução dos roubos e na queda nos furtos, onde  o número de ocorrências durante os 31 dias teve a redução de 25% com relação ao ano passado”.

Em Outeiro, os números de ocorrências caíram 20% em comparação com o ano de 2017. A vendedora Rai Feitosa, 61 anos, que trabalha com vendas de lanches na praia Grande, se disse satisfeita com a segurança durante o veraneio. “Foi muito seguro. Este ano só vi uma confusão na praia, mas os guardas agiram rapidamente”, disse a comerciante.

O balanço da operação apontou um aumento de 200% no número de apreensão de entorpecentes, com 298 porções apreendidas em 2018 e 91 porções em 2017. O grupamento Operacional, os motopatrulheiros do RONDAC, SOS e os Grupamentos de Ações Táticas (Gat) e Ações Táticas com Cães (Atac), trabalharam 24h no combate ao tráfico de drogas e todo tipo de vandalismo, furtos e roubos.

Para Almir Ferreira, Inspetor Geral da GMB, a população foi fundamental no trabalho da Guarda Municipal durante o verão. “Os Guardas estiveram presentes nas áreas de veraneio e também em Belém no serviço ordinário, atuando constantemente nos logradouros e bairros. Todo êxito da missão foi estabelecido na conscientização da população quanto as ações de prevenção e também através de denuncias do número 153”, frisou.

Trânsito e Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) intensificou as ações de saúde durante o verão, em Belém. Foram realizadas oito ações com abordagem educativas para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST´s/ HIV/AIDS e Hepatites virais. O órgão distribuiu mais de 57,660 mil insumos de prevenção e realizou mais de dez mil abordagens.

Já a Vigilância em Saúde atendeu mais de quatro mil pessoas nos distritos de Mosqueiro e Outeiro. Foram realizadas abordagens com os banhistas e atividades pedagógicas com o público infantil. Em Belém, os agentes de saúde distribuíram materiais impressos, folders informativos de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya, febre amarela e malária, em locais como o Trapiche de Icoaraci, terminais hidroviário e rodoviário, além de portos particulares.

Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou fiscalização e ações educativas sobre trânsito seguro na saída dos veranistas de Belém e mais em Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba. Ao todo, cerca de 140 servidores foram envolvidos na ação, entre agentes de trânsito, fiscais de transporte, agentes educadores e apoiadores de trânsito.

No trabalho educativo, as ações se concentraram na avenida Almirante Barroso e nas praias. Ao todo, foram feitas cerca de cinco mil abordagens pela equipe de educação. “Aproveitamos esta época do ano para reforçar que as férias não podem ser sinônimo de imprudência no trânsito, e que os condutores têm que ser responsáveis na hora de pegar a estrada rumo aos balneários”, explica Tatiane Pinheiro, chefe do setor de Educação para o Trânsito da SeMOB.

Em Mosqueiro, aos finais de semana o trabalho de fiscalização teve como foco o bairro da Vila, as praias do Chapéu Virado, Murubira e Ariramba, além da Ponte do Cajueiro, avenida 16 de Novembro e rua Variante. Em Outeiro e Icoaraci, a atuação ficou centrada na Estrada do Outeiro e Avenida Nossa Senhora da Conceição em diversos trechos e ruas Siqueira Mendes, Cristóvão Colombo e Manoel Barata, em Icoaraci.

Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba receberam também operações especiais todos os finais de semana. Foram feitas 22 apreensões de veículos em situação irregular em Mosqueiro, e nove em Outeiro. Em uma das operações em Outeiro foi recuperado um carro roubado em outubro do ano passado.

Quanto ao reforço de ônibus para levar os veranistas no trajeto Belém-Mosqueiro, a Prefeitura de Belém disponibilizou, nos quatro finais de semana, 810 ônibus. Para Outeiro foram 552 veículos no mesmo período.

Comentários