Prefeitura prepara os cemitérios para o Dia dos Pais

A Prefeitura de Belém intensificou o trabalho de limpeza e organização nos cemitérios públicos da capital para a visita do Dia dos Pais comemorado no próximo domingo, 12. Desde a semana passada, um mutirão de limpeza e organização foi montado envolvendo diversas secretarias municipais. Tudo para garantir o conforto de familiares que irão aos espaços para prestar homenagens. Todos os cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) receberam atenção especial.

Nos cemitérios de Santa Izabel (Guamá), São Jorge (Marambaia) e Soledade (Batista Campos) são esperados cerca de 30 mil visitantes, sendo a maior demanda no Santa Izabel, com cerca de 20 mil pessoas. Os serviços são realizados em parceria com as secretarias municipais de Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma). 

No cemitério Santa Izabel, 110 agentes da Sesan reforçaram, na última sexta-feira, 3, os serviços com auxílio de duas roçadeiras e sete caçambas. Além do interior do cemitério, a equipe também cuida dos arredores do espaço público, com serviços de limpeza, capinação e retirada de entulho. Nesta semana, as equipes foram reforçadas com mais 100 homens e cinco roçadeiras, que foram deslocados do cemitério Soledade, onde o serviço já foi finalizado. No Soledade, 24 agentes da Sesan atuaram na limpeza, capinação e roçagem. A Semma também realizou podas de árvores no local.

No cemitério São Jorge a ação vem recebendo apoio de 15 internos que cumprem regime semiaberto pela Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe), que estão ajudando no trabalho de roçagem. A partir desta quinta, 09, a Sesan também reforçará os serviços no local, com 12 roçadeiras e 50 agentes de limpeza. 

De acordo com a diretora do Departamento de Necrópoles da Seurb, Simone Aguiar, os trabalhos devem ser concluídos até sexta-feira. “No Santa Izabel, a limpeza já alcançou cerca de 70%, e no Soledade o serviço foi concluído. No São Jorge, equipes da Sesan vão reforçar os serviços. Todas as equipes vão atuar no dia 11 de agosto para deixar os cemitérios prontos para receber os visitantes e ao longo do dia 12 teremos equipes de manutenção”, explicou a diretora.

Os cemitérios administrados pela Seurb vão funcionar no sábado de 7h às 17h, e no domingo de 6h as 17h, sendo que a administração abre às 8h.    

Icoaraci - Nos cemitérios públicos do Tapanã e Santa Izabel, no distrito de Icoaraci, administrados pela Agência Distrital, as equipes de limpeza também estão atuando desde a semana passada. No Cemitério do Tapanã o serviço de roçagem ganhou reforço na quarta-feira, 1°, com 20 roçadeiras e 40 homens. Já no cemitério Santa Izabel, o serviço de roçagem iniciou há mais de uma semana. A ação de limpeza nos dois cemitérios tem o apoio da Sesan, Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e Administração Regional do Outeiro (Arout). O horário de funcionamento será de 7h até 18h.

Mosqueiro - O cemitério São José da Vila, em Mosqueiro, também recebeu serviços de limpeza com roçagem, capinação e retirada de entulho. O funcionamento será de 8h às 18h.

Segurança - A Guarda Municipal de Belém estará presente neste fim de semana de Dia dos Pais, 11 e 12 de maio, nos Cemitérios de Belém e Distritos. Serão 320 agentes no total, trabalhando em escala de revezamento. Os Grupamentos Operacional, Ação Tática (GAT), Ação Táticas com Cães (ATAC), Ronda da Capital e os Moto-Patrulheiros do grupamento SOS Paz serão empregados na operação para realizar a segurança de quem for utilizar os espaços. Em caso de emergência ou denúncia, a população pode ligar para 153. 

Trânsito - A Semob montará um esquema especial e atuará no ordenamento de trânsito no entorno de todos os cemitérios. Seis agentes de trânsito vão atar em pontos fixos no entorno do Cemitério Santa Isabel e Cemitério São Jorge. No entorno dos demais cemitérios, os agentes atuarão por meio de rondas.  Os agentes prestarão ordenamento a partir das 7h.

Comércio - A Secretaria Municipal de Economia estará fiscalizando o comércio informal e ambulante nos arredores e no interior dos cemitérios para garantir o ordenamento e o acesso tranquilo do público.  A Secon vai atuar nos cemitérios de Santa Izabel e São Jorge, com equipes volantes. A ação será realizada no sábado e domingo, com o objetivo de ordenar e fiscalizar os ambulantes em torno dos cemitérios.

Saúde - O Departamento de Vigilância e Saúde por meio da Divisão de Controle de Endemias da Sesma intensificará as ações de controle vetorial e prevenção aos agravos de Dengue, Zika e Chikungunya, através de abordagem educativa aos visitantes, nos dias 09, 10 e 11 de Agosto de 2018 de 08 às 12 horas. As equipes também realizarão atividades de tratamento e eliminação dos focos e criadouros do mosquito, mobilizarão os funcionários das necrópoles, bem como os zeladores, pedreiros, proprietários, vendedores do entorno do cemitério, entre outras pessoas que possam ser inseridas.

Além de todos esses órgãos, atuam também em datas como essa, nos cemitérios, o Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

Comentários