Obras de saneamento chegam aos bairros da Terra Firme e Sacramenta

As diversas obras de asfaltamento realizadas pela Prefeitura de Belém se espalham por toda a cidade. Esta semana, os bairros da Terra Firme e Sacramenta começaram a receber obras de recuperação de vias, e somam com outras frentes de serviços que foram iniciadas no Coqueiro, Tenoné, Canudos e Icoaraci.

Para verificar o andamento dos serviços de recuperação asfáltica de vias, o prefeito Zenaldo Coutinho visitou, na manhã desta quinta-feira, 09, as comunidades atendidas e conversou com moradores.

A primeira obra visitada está sendo realizada no bairro da Terra Firme, onde os trabalhos de recapeamento asfáltico se concentram na Passagem 2 de Junho, entre a Rua São Domingos e Canal do Tucunduba. Nas próximas etapas, os serviços serão realizados nas travessas Lauro Sodré, 24 de Dezembro e Santa Helena.

A aposentada Maria José Santos, 70 anos, lembra que até pouco tempo era bem difícil caminhar pela rua onde mora há 35 anos. “Hoje está tudo mudado, com asfalto e sem alagamentos. É um trabalho de qualidade que melhora a vida de todos aqui no bairro”, considerou.

Desde os quatro anos de idade, o aposentado Mário Garcia, 74 anos, mora na Terra Firme. Ele lembra as diversas benfeitorias que chegaram ao bairro, e diz que quando o serviço é de qualidade merece destaque e dura muito mais. “Esta semana, eu tive duas grandes alegrias: uma veio com o Clube do Remo e a outra foi quando comecei a ver minha rua recebendo um asfalto novinho em folha”, festejou.

Em visita ao bairro da Sacramenta, o prefeito vistoriou as obras de recuperação da Rua José Modesto, que recebeu dos moradores a denominação de Passagem Maranhão. “É uma comunidade com necessidades urgentes e, por isso, determinei que os serviços fossem ampliados para outras quatro vias: passagens Julia Ramos, São Marcelo, Oswaldo Coelho e Salvador”, anunciou Zenaldo. “Temos um grande números de vias ainda por atender, e outros locais da cidade com obras já concluídas. Estamos avançando nos locais com maior necessidade, atendendo inclusive os distritos, trabalhando também com serviços de limpeza nesses bairros mais distantes”, complementou o prefeito.

Ainda na Sacramenta, por determinação do prefeito Zenaldo Coutinho, será realizada uma união de forças entre a prefeitura e a comunidade para melhorar o escoamento da água da chuva na Passagem Ana Dantas. “Vamos realizar uma obra de linha d’água para direcionar a água da chuva até um ponto de captação existente. Este serviço vai facilitar para que a água não conduza terra e obstrua o sistema que faz o escoamento das vias do entorno”, explicou Zenaldo.

“Quando a gente recebe melhoria como esta que está chegando com as obras de asfalto, temos que aprender a cuidar. É uma coisa boa que vem para melhorar a vida de todos e merece ser conservado pelos moradores”, disse a pensionista Zélia Gomes, 78.

As obras de saneamento que estão sendo realizadas seguem em etapas. “Estamos trabalhando com a regularização do pavimento para deixar tudo uniforme, e em seguida vamos aplicar uma camada de asfalto nas vias que estão sendo atendidas”, explicou o secretário da Sesan, Claudio Mercês, destacando a presença dos diretores de obras, limpeza e drenagem urbana para identificar necessidades e programar serviços estruturantes e emergenciais nos locais que passam por obras de saneamento. “Nos próximos dias vamos iniciar obras de reparo nas pontes de madeira ao longo do Canal das Malvinas, além de recuperar galerias de drenagem que estão comprometidas”, antecipou o secretário.

Comentários