Prefeitura de Belém lota teatro no lançamento do Portal Municipal do Empreendedor

Foi lançado nesta quarta-feira, 12, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), o Portal Municipal do Empreendedor, ferramenta voltada para estimular os pequenos negócios na capital paraense. O lançamento lotou o teatro do Serviço Social da Indústria (Sesi), no bairro do Marco, em Belém.

O site é fruto de uma parceria do poder público municipal com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os serviços, serão oferecidos palestras e cursos online sobre gestão de negócios e mercado atual, além de orientações para obtenção de crédito. De acordo com a Secon, a expectativa é que sejam beneficiados com a ferramenta microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte, produtores rurais e agricultores familiares, além de empreendedores informais.

“Tenho um pequeno negócio em minha casa e hoje vim em busca de orientação, pois pretendo ampliar meu negócio”, conta a empresária Andrea Mercês, 44 anos, que vende em sua residência, no Panorama XXI, bairro do Mangueirão, produtos artesanais e há 17 anos vive das vendas de uma pequena loja de conveniência. “A oportunidade que a Prefeitura está dando é muito importante para o pequeno empreendedor”, completa.

Mário Freitas, titular da Secon, ressalta a importância da ferramenta lançada. “O Portal vem como um diferencial. Ele vem como uma política pública para ajudar importantes segmentos como o microempreendedor e o trabalhador informal da capital”, pondera, se referindo aos trabalhadores informais, como feirantes e ambulantes.

O Portal Municipal do Empreendedor foi criado pela Prefeitura de Belém pelo Decreto 91.254, publicado no Diário Oficial do Município no dia 16 de maio deste ano. O decreto visa à promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito local do Município de Belém e seus respectivos distritos administrativos; à ampliação da eficiência das políticas públicas municipais, com o intuito de fortalecer as diversas medidas já adotadas no que tange ao fomento das atividades econômicas executadas em nível local; e ao incentivo à inovação tecnológica de forma mais adequada à realidade municipal, considerando todas as especificidades e diversidade de atividades econômicas empreendidas nos limites territoriais do município.

Quem tiver interesse em acessar o portal, pode entrar no site: http://saladoempreendedor.belem.pa.gov.br. No endereço eletrônico, o internauta vai encontrar qualificações e oportunidades, parceiros, passo a passo para a abertura de empresas, entre outros serviços.

O casal Luís Carlos Santos e Érica Aguiar tem um ponto de venda na feira da Bandeira Branca, no bairro do Marco. Eles também estiveram presentes no lançamento do portal que lotou o teatro do Sesi. “Viemos para melhorar o nosso negócio, a qualidade de nosso serviço e receber orientação para ser um bom empreendedor”, disse Luís Carlos, que espera ainda ter um suporte através do portal para o conhecimento dos pequenos empresários.

O lançamento do Portal foi celebrado com a peça teatral de educação financeira “Amor à Vista”. O espetáculo é uma comédia romântica que aborda de maneira bem-humorada e dinâmica o dia a dia de um casal que decide empreender e montar seu próprio negócio. Contudo, eles enfrentam vários desafios ao ter que administrar suas finanças pessoais em busca de um sonho. O evento, inédito na capital, faz parte do programa Cidades do Futuro.

Comentários