Mostra de filmes clássicos é atração no Cinema Olympia

Um dos gêneros com mais estilo no cinema mundial é o dos filmes conhecidos como film noir, que vem de uma expressão francesa, que remete à noite, escuro, mas que também é um subgênero do tradicional filme policial. Esse gênero, que teve auge nos Estados Unidos, entre os anos 1939 e 1950, ganha uma mostra caprichada que será exibida no Cinema Olympia, a partir do dia 27 deste mês. A entrada é gratuita.

A expressão film noir foi aplicada pela primeira vez a um filme pelo crítico francês Nino Frank, em 1946, por analogia aos romances policiais da série Soire, uma coleção criada pela editora Gallimard, em 1945, cujos livros tinham capa preta e amarela, com sobrecapa preta e bordas brancas.

A expressão era desconhecida dos diretores e atores à época em que foram produzidos os films noirs clássicos, mas foi introduzida posteriormente por historiadores e críticos de cinema. Muitos dos criadores de films noirs revelaram, mais tarde, que não imaginavam, àquela época, que haviam dado origem a um subgênero cinematográfico.

Mostra - A mostra de Film Noir, no Olympia, exibirá seis filmes, clássicos representantes desse gênero, sendo um a cada dia. A programação começa no dia 27 de setembro e segue até 3 de outubro.

Serão exibidos os filmes “A Morte num Beijo” (1955), direção de Robert Aldrich, no dia 27 de setembro; “Fuga do Passado” (1947), de Jacques Tourneur; no dia 28; “O Cúmplice das Sombras” (1951), de Joseph Losey, no dia 29; “Anjo do Mal” (1951), de Samuel Füller, no dia 30; “Passos da Noite” (1950), de Otto Preminger; no dia 2 de outubro; e “Entre Dois Fogos” (1948), de Anthony Mann, encerra a mostra no dia 3.

Sinopses - “A Morte num Beijo”, que será exibido na quinta, 27, traz a história do detetive particular Mike Hammer (Ralph Meeker), que é surpreendido, numa estrada, por Christina (Cloris Leachman), uma loira que veste apenas um sobretudo. Ele dá carona à desesperada jovem, mas os dois acabam perseguidos, agredidos e jogados de um penhasco. Mike sobrevive e decide investigar o crime.

Na sexta-feira, 28, a atração é “Fuga do Passado”, que mostra Jeff Bailey (Robert Mitchum), um pacato funcionário de um posto de gasolina, obrigado a reviver seu turbulento passado quando é localizado pelo gângster Whit Sterling (Kirk Douglas). Jeff, outrora um experiente detetive, fora contratado por Whit e acabou pecando ao misturar negócios e romance, envolvendo-se com Kathie (Jane Greer).

Em “Cúmplice das Sombras”, atendendo ao chamado de Susan (Evelyn Keyes), uma bela garota que se assustou com a presença de um invasor no quintal de sua casa, o policial Webb Garwood (Van Heflin) se apaixona por ela. Mas Susan, é casada com um rico radialista. Cego de amor, Webb arma um plano diabólico para livrar-se do marido e ficar com a amada, iniciando uma reação em cadeia que provocará uma tragédia.

“Anjo do Mal” mostra a história do batedor de carteiras Skip McCoy (Richard Widmark), que rouba Candy (Jean Peters), no metrô. Mas dentro da bolsa roubada está um pedaço de microfilme com importantes segredos do governo. Candy tenta seduzir Skip para recuperar o material, mas acaba se apaixonando pelo bandido, que agora está na mira da polícia e dos comunistas, que são os verdadeiros donos do filme.

“Passos da Noite” apresenta o policial Mark Dixon (Dana Andrews), realmente envolvido em um grande problema com seus superiores. Por causa de suas táticas brutais, Mark acidentalmente mata um suspeito. Para se proteger, ele decide incriminar Tommy Scalise (Gary Merrill), um homem que ele odeia e sabe que já cometeu vários crimes desse tipo no passado.

“Entre Dois Fogos” traz Joe Sullivan (Dennis O’ Keefe) escapa da prisão com a cumplicidade da sua amiga Pat Cameron (Claire Trevor), loucamente apaixonada por ele. Em sua fuga, ele toma como refém Ann Martin (Marsha Hunt), a jovem e bela assistente de seu advogado, a fim de que não o denuncie. Sullivan espera encontrar o temível chefe da quadrilha, Rick Coyle (Raymond Burr), que lhe deve dinheiro, que o tinha traído anteriormente e que arranjou a fuga de Sullivan para que ele seja morto pela polícia.

Serviço:

Mostra de Film Noir, no Cinema Olympia, de 27 de setembro a 3 de outubro, com os filmes “A Morte num Beijo”, “Fuga do Passado”, “O Cúmplice das Sombras”, “Anjo do Mal”, “Passos da Noite” e “Entre Dois Fogos”. De terça a sexta-feira, às 18h30; sábados, domingos e feriados, às 16h30. Entrada gratuita.

Comentários