Rede de farmácias e Prefeitura trabalham em parceria para qualificar e selecionar novos funcionários

A doceira Patrícia do Socorro estava com pressa, porque tinha uma entrega para fazer e, ainda assim, encontrou um tempinho para acompanhar o filho de 18 anos à preparação para o primeiro emprego. “Moramos na Pedreira, mas conseguimos chegar a tempo. Somos uma família de quatro pessoas e meu filho precisa ter um emprego. Ele recebeu a informação dessa aula e nem pensei duas vezes de vir com ele e ajudar no que eu posso, para que ele tenha uma boa qualificação”, contou a doceira.

O filho de Patrícia é um dos 200 jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que atenderam à convocação da rede de farmácias Drogasil que, em parceira com o Portal do Trabalhador, órgão ligado à Prefeitura de Belém, promoveu um treinamento intensivo de qualificação. A partir de agora os jovens estão aptos à seleção para contratação em uma das lojas que a rede está inaugurando na capital paraense.

Vanessa Lima, de 20 anos, moradora do distrito de Icoaraci, também estava lá. Acordou antes das 6 horas para chegar no horário do treinamento. “Sou inscrita no Portal do Trabalhador e soube desta qualificação por meio do site. Quero e preciso muito ter uma primeira oportunidade de trabalho e vou me empenhar bastante para que uma dessas vagas seja minha”, contou a candidata que participou de uma palestra sobre técnicas de entrevistas de emprego e teve, ainda, aulas de Português e Matemática, na sede do Cursinho Municipal.

Para Wesley Silva, representante da rede de farmácias Drogasil, que chegou a Belém no final do primeiro semestre deste ano e já tem seis lojas em atividade, com a perspectiva de chegar a 15, é fundamental firmar parcerias desse tipo para garantir mão de obra qualificada. “Somos um grupo que está em todo o território nacional. E posso dizer, com certeza, que em Belém temos uma prefeitura diferenciada, porque conseguimos uma grande parceira e fomos muito bem recebidos, quando procuramos essa colaboração. E estamos felizes com as respostas das pessoas que foram chamadas para estar aqui”, enfatizou Wesley.

A parceria da PMB com a rede Drogasil conta com o envolvimento de vários órgãos municipais. O Portal do Trabalhador, por meio de seu site, é onde os candidatos se inscrevem e recebem notificações sobre vagas no mercado de trabalho. O Portal também faz a convocação dos candidatos quando surgem vagas. A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), além de ceder uma psicóloga que fez a orientação dos jovens candidatos, encaminhou ao treinamento 62 adolescentes, que estão sob o atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Fundo Ver-o-Sol, por meio do Restaurante Popular, forneceu o almoço, de forma subsidiada, aos jovens, que puderam ter uma refeição balanceada a um preço bem acessível. As aulas foram ministradas na sede do Cursinho Pré-Vestibular Municipal, que também cedeu professores para as disciplinas de Português e Matemática.

“Vamos fazer a seleção desses jovens, que estão em seu primeiro emprego. Foi uma observação nossa, acatada pela Prefeitura. Eles começam como atendentes, mas têm a oportunidade de crescer rapidamente dentro da empresa. Nosso intuito é que, em breve, todos os nossos colaboradores sejam oriundos de Belém”, adiantou o executivo Wesley Silva.

ENCAMINHAMENTO - Ao encerrar a etapa de qualificação os jovens já sairão com uma carta de encaminhamento à rede Drogasil. “Todos sabemos da importância do primeiro emprego formal, com carteira assinada. Não estamos fazendo favor a ninguém, porque temos certeza que aqui estão jovens muito talentosos e que apenas estão precisando de uma oportunidade. Íamos ter apenas 160 candidatos, mas atendendo, principalmente, a pais e mães de família, ampliamos esse número e temos aqui mais de 200 jovens, em busca de qualificação”, destacou Gilvan dos Anjos, coordenador do Portal do Trabalhador.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, falou aos jovens, e elogiou a iniciativa da rede de farmácias. “Conseguimos trazer 210 jovens que vão se preparar para o primeiro emprego, numa parceria com a rede de farmácias Drogasil, a qual, agradeço a colaboração empresarial e em ajudar aos jovens em sua primeira ocupação no mercado de trabalho. Temos uma união de forças, de órgãos da Prefeitura, o que possibilitará um futuro mais promissor a esses jovens”, enfatizou o prefeito.

Zenaldo também enfatizou a importância de uma empresa, do porte da Drogasil, que iniciou suas atividades em 1935, em São Paulo, ter optado por Belém, como a segunda capital da região Norte a ter as atividades da empresa. “Quero dizer à Drogasil um muito obrigado pela cidade de Belém. É fundamental que não se traga apenas gente de fora, nem que se faça seleções aleatórias. É importante que, juntos, ajudemos a selecionar aqueles que realmente querem a oportunidade de trabalho, e que estão focados no seu desenvolvimento pessoal”, elogiou.

DROGASIL - A rede de farmácias Drogasil começou nos anos 2000, um processo de modernização da marca e das lojas. Em 2011, houve a fusão com outra grande empresa do setor, a Droga Raia, fundando a RD. A união fortaleceu ainda mais a marca Drogasil e possibilitou sua chegada também ao Nordeste, e agora ao Norte.  

A marca está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins e Pará, em uma rede com mais de 600 lojas espalhadas pelo País.

Comentários