Assistência Técnica em Habitação é tema de seminário em Belém

Belém recebeu durante toda esta terça-feira, 18, a sexta edição do Seminário Nacional de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), com apoio da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz).

A Prefeitura de Belém também apoia o seminário, que teve a participação na abertura do evento, na sede da Famaz, no bairro do Reduto, do prefeito Zenaldo Coutinho. O evento contou também com a presença de João Cláudio Klautau, presidente da Companhia do Desenvolvimento Metropolitano de Belém (Codem), e de Sheila Corrêa, diretora geral da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).  

Um dos assuntos que esteve em quase todas as pautas de discussões foi a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, também conhecida pela sigla ATHIS. João Cláudio Klautau foi um dos palestrantes na parte da manhã do evento e falou sobre “A ATHIS e as Ações Públicas de Regularização Fundiária”. A regularização fundiária é o objetivo principal do programa Chão Legal, que a Prefeitura de Belém promove, por meio da Codem.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, disse que Belém está avançando na questão da regularização fundiária, mas que esse segmento, aliado à área do interesse social, mostra um tratamento diferenciado, em relação à arquitetura. “As áreas de interesse afins mostram um protagonismo diferenciado para áreas de expansão de moradias populares. São experiências que já estão sendo efetivadas em todo Brasil, e que nossa cidade acolhe, para que possamos usufruir melhor dessas vivências e utilizá-las em nossas políticas públicas de habitação”, apontou o prefeito.

Social -A comissão de Política Profissional do CAU/BR está em Belém, desde segunda-feira, 17, realizando uma série de atividades relacionadas à questão da habitação social no Brasil.

Em conjunto com o VI Seminário Nacional de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo, promovido em parceria com o CAU/PA, os conselheiros federais tiveram reuniões com a Artemísia, uma ONG de fomento de negócios de impacto social, e com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Também foi discutida o programa LabHabitação, que fornece apoio administrativo e financeiro para empresas startups da área de habitação social.

O VI Seminário Nacional de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo se encerra nesta quarta-feira, 19, com uma oficina de capacitação de profissionais para atuação em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Comentários