Idosos do Centro Zoé Gueiros participam de programação especial no Theatro da Paz

A aposentada Maria José Gonçalves Pantoja, de 67 anos, era uma das mais atentas à explicação da monitoria na visita guiada ao Theatro da Paz, na manhã desta terça-feira, 25. Ela foi uma das integrantes do grupo de 80 idosos que participou da programação da Semana do Idoso, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

Sorridente e falante, Maria José respondeu a todas as perguntas da monitora. E se encantou quando uma atriz passou a representar uma personagem, saída diretamente do século 19 para o hall de entrada do Theatro da Paz.

“Eu tinha vindo aqui no teatro há muitos anos e estou muito feliz em estar de volta. Gostei muito dessa atriz que contou a história do teatro e me lembrei daquela novela em que as pessoas ficaram congeladas e acordaram em um novo tempo”, contou a aposentada, que frequenta, desde o ano de 2002, o Centro de Convivência da Terceira Idade Zoé Gueiros, mantido pela Funpapa, no bairro do Tapanã.

Semana - Os idosos atendidos pela Funpapa estão tendo a oportunidade de participar de uma série de atividades especiais em celebração à Semana do Idoso, que começou na segunda-feira, 24, e segue até sexta-feira, 28. Aproximadamente 200 idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro Zoé Gueiros, estão participando de atividades de lazer, oficinas de artes e promoção à saúde, além de passeios, sessão de cinema e atividades de esporte ao ar livre.

A Semana do Idoso é realizada em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, e tem o objetivo de oferecer momentos de lazer e descontração à população da Melhor Idade, atendida pelo Centro, e ressaltar a importância da saúde física e mental e do envelhecimento ativo.

A pedagoga Iza Santos e a assistente social Keyce Oliveira, do Centro Zoé Gueiros, acompanharam os idosos durante a visita. “A programação especial voltada aos idosos teve início no último dia 18, com uma palestra do Tribunal Regional Eleitoral sobre o voto consciente dos idosos e irá se prolongar até a próxima sexta-feira”, explicou a pedagoga.  

“Sempre procuramos incluir atividade lúdicas nas atividades dos idosos. Essa programação aqui no teatro é muito importante, porque alguns desses idosos nunca estiveram aqui, e este teatro faz parte, de alguma forma, da vida deles. Tivemos uma idosa muito emocionada, porque, quando jovem, ela trabalhava aqui perto e via toda a movimentação das pessoas nos corredores do teatro e também o frequentou”, contou Keyce Oliveira.  

Theatro - No Theatro da Paz, além de integrarem a visita monitorada, os idosos também puderam assistir às atividades do projeto “Sinfonias de Inclusão”, organizado pela direção do teatro, que é executado pelos músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).

Com o objetivo de estabelecer e oferecer um ambiente de musicalização e arte acessível, o projeto também busca estimular e aguçar diferentes experiências sensoriais, formando plateia com este tipo de público. O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e Academia Paraense de Música, com apoio do Banco da Amazônia.

O projeto é piloto e durante o ano serão realizados outros encontros, nos quais os participantes, além de fazer uma visita monitorada ao Theatro da Paz, terão acesso ao trabalho desenvolvido pela OSTP. O Centro de Convivência da Terceira Idade Zóe Gueiros foi o convidado neste mês de setembro.

Programação - As atividades da Semana do Idoso prosseguem nesta quarta-feira, 26, pela manhã, com uma programação ao ar livre, em meio a uma caminhada ecológica, no Parque Estadual do Utinga; na quinta-feira, 27, à tarde, os idosos participam de uma sessão de cinema no Cinema Olympia, e no encerramento da programação, na sexta-feira, 28, pela manhã, as atividades serão desenvolvidas no Parque dos Igarapés.  

Comentários