Funpapa celebra o Dia das Crianças dedicado aos pequenos da etnia Warao

Cerca de 70 crianças venezuelanas da etnia Warao que estão abrigadas na Unidade de Atendimento ao Migrante em Trânsito Domingos Salim Jacob Zahluth, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), tiveram uma manhã muito especial, nesta segunda-feira, 8, promovida pelo governo estadual em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém.

As crianças foram levadas em um ônibus para a sede da Tuna Luso Brasileira, no bairro do Marco, para participar de uma manhã de atividades lúdicas, esporte e lazer, aos cuidados de recreadores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). A programação faz parte da celebração pelo Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.

Logo que chegaram ao espaço de lazer, cada uma das crianças procurou o local que melhor lhes pareceu adequado. Assim, muitos procuraram o campo de futebol; outras crianças buscaram trocar de roupa para aproveitar a piscina, e outros optaram pela partida de voleibol.

Antes, porém, todos participaram de lanche coletivo, no qual havia pães produzidos por integrante da etnia Warao. A manhã se encerrou com um almoço de todos juntos.

Para Vera Salgado, assistente social da Seaster, esses momentos de confraternização fortalecem os laços entre a equipe técnica da entidade e os usuários do abrigo. “Essa programação faz parte do calendário da unidade, que busca durante as datas comemorativas proporcionar aos usuários momentos de recreação e lazer. É um momento também para fortalecimento dos vínculos entre os usuários e equipe técnica, bem como das famílias”, avaliou.

“Há ainda o fortalecimento dos vínculos comunitários, no momento em que os indígenas interagem com outras pessoas, fora dos muros da unidade, contribuindo assim para o processo de socialização dos Warao”, apontou.

Socialização - Desde setembro do ano passado, quando os primeiros migrantes venezuelanos refugiados começaram a chegar na capital paraense, a Prefeitura de Belém, por meio de várias entidades municipais, entre elas, a Funpapa, tem procurado apoiar e dar mais conforto aos venezuelanos, especialmente, em relação às crianças.

As crianças, desde então, já participaram de passeios de lazer à sede da Fundação Bosque (Funbosque), no distrito do Outeiro; ao Bosque Rodrigues Alves e, na semana passada, ao Centur, no bairro de Nazaré.

As crianças são sempre acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, que envolve recreadores, assistentes socais e intérpretes, estes, para facilitar a comunicação entre as crianças, seus responsáveis e a equipe técnica da Funpapa.

Comentários