Abertura oficial do Círio 2018 é marcada por missa e entrega da reforma da Praça Santuário

Nesta terça-feira, 9, foi realizada a tradicional missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, e o acendimento das luzes da fachada da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré para anunciar a abertura oficial da 226ª edição do Círio de Nossa Senhora Nazaré. A celebração contou ainda com a reabertura da Praça Santuário para visitação do público, após reforma realizada pela Prefeitura de Belém.

“Como sempre, o Círio é este grande momento religioso, de devoção e piedade. E é com muita alegria, muita honra, que eu declaro aberto o Círio de Nazaré 2018 com o tema ‘Uma jovem chamada Maria’”, destacou o arcebispo.

As luzes foram acesas por volta das 19h, com a presença de dezenas de pessoas, entre autoridades e fiéis, que também prestigiaram a reabertura da praça, ao som da banda de música da Guarda Municipal de Belém (GMB).

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, destacou que a abertura da festividade é acompanhada também do sentimento de renovação. “A fé mariana é uma festa que brilha e ilumina a cidade toda, é fantástico. O Círio a cada ano é novo e consolida essa fé na nossa cidade”, afirmou o gestor, que enfatizou ainda que Belém se preparou para esta 226ª edição com a participação de todos os serviços públicos. “As ações preventivas da Prefeitura, seja na área da mobilidade ou da segurança, através da Guarda Municipal, como também as Secretarias de Saúde, de Saneamento, de Urbanismo, ou seja, todos os órgãos estão integrados para contribuir com este grande evento que é patrimônio da humanidade e faz parte da nossa cultura. A gente fica muito feliz por participar deste momento e contribuir para a realização dele”.

Zenaldo informou ainda que até a sexta-feira, 12, deverá inaugurar as luzes do Círio, que iluminarão o trajeto da grande romaria e da trasladação, assim como a Praça da Sé, de Batista Campos e as avenidas Presidente Vargas e Nazaré, com mais de mil elementos decorativos e luminosos.

Praça Santuário – A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), fez a troca de mais de 400 peças do piso interno de mármore, o que totalizou 74 metros quadrados de piso reformado. Na área externa, foram recuperados mais de 80 metros quadrados de calçamento em volta da praça. As grades internas e externas também foram recuperadas e pintadas, os bancos receberam reparos e as lixeiras foram reposicionadas em bases de concreto.

A Praça passou a contar, também, com o efetivo fixo de dois guardas municipais trabalhando em turnos de 24 horas, e reforço de uma viatura fazendo base no local nos horários de maior movimento.

Reconhecimento - Após a abertura oficial do Círio, autoridades e convidados participaram de uma programação na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré, onde o diretor coordenador da festa, Cláudio Acatauassu, fez a entrega de certificados às personalidades que contribuem com a realização da festividade. “Contamos com a participação de diversas pessoas para fazer uma grande festa para Nossa Senhora. São pessoas que não medem esforços para este grande momento. Nossa gratidão a todos”, declarou o diretor.

O prefeito Zenaldo Coutinho foi um dos homenageados no evento e ressaltou o tema deste ano, que serve de inspiração para o momento que o Brasil está passando. “Quis o destino que este ano a gente pudesse falar da jovem Maria, aquela que deve inspirar nossa juventude, num momento em que muitos jovens do nosso país estão se perdendo, vítimas da droga, da desconstrução familiar, e termos como esse exemplo essa jovem, que reforça nossa fé Mariana, ela serve como um norte para esta juventude que necessita de bons exemplos para serem seguidos. Este foi, portanto, um grande tema escolhido por dom Alberto Taveira, para a nossa cidade”, afirmou.

Comentários