Prefeitura de Belém intensifica ações para o Círio 2018

A Prefeitura Municipal de Belém reforça os trabalhos para os dias de romaria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Nesta sexta-feira, 12, a romaria começa inicialmente com o Traslado para Ananindeua, seguida pela romaria fluvial, moto romaria e trasladação, no sábado,13, encerrando com a grande procissão no domingo, 14.

Órgãos municipais prepararam um grande esquema para as procissões do final de semana. A Guarda Municipal vai atuar com 1.129 homens em escala de revezamento, nas 12 procissões do Círio 2018.  No sábado, na Romaria Rodoviária, 14 agentes municipais motorizados estarão no fechamento das vias até Icoaraci, no trapiche 20 agentes irão garantir a segurança da missa antes da Romaria Fluvial.

Na chegada da escadinha e na Moto Romaria, 50 guardas e 14 agentes motorizados darão apoio. Já na trasladação, serão 100 guardas distribuídos em todo o percurso do traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré que sai do Colégio Gentil Bittencourt para a Catedral da Sé e, mais um reforço de 54 homens no fechamento de nove pontos de vias.

No domingo do Círio, a GMB atuará na segurança desde às 00h, com um efetivo de 156 agentes, 11 motos e 11 viaturas, distribuídos em toda a extensão da procissão e no entorno, fazendo bloqueios de vias, a segurança das estações, o policiamento e a saturação da Praça da República e do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN).

A Defesa Civil Municipal atuará na trasladação e no Círio, com serviços de primeiros socorros e estará distribuída nos seguintes pontos: na sede do Clube do Remo, na sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Correios, Casa da Linguagem, estacionamento do Bradesco, Mercado de Carne e restaurante Avenida. Serão 80 socorristas e três técnicos em cada posto de atendimento.

Já a Secretaria Municipal de Economia (Secon) e a Ordem Pública irão atuar na fiscalização e ordenamento dos ambulantes. Durante as procissões da Moto Romaria, Trasladação e Círio, os ambulantes irão ficar concentrados na Praça Waldemar Henrique. Serão cerca de 70 ambulantes, legalizados, com as vendas de água, refrigerante e comidas típicas. Não será permitida a venda nas vias do trajeto das romarias.

Para atuar nas procissões do final de semana, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) disponibilizou um efetivo de mais de 1000 agentes de limpeza urbana para efetuarem a limpeza das vias, antes e depois da passagem dos romeiros. Serão utilizadas 36 caçambas para recolher todo o material das ruas. Para a coleta seletiva atuarão em torno de 300 catadores de materiais recicláveis efetuando o recolhimento de produtos que poderão ser vendidos e convertidos em renda para esses trabalhadores.

Já a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) atuou com o reforço da manutenção da iluminação nos bairros de maior fluxo durante a festividade, com a ornamentação luminosa da cidade, com a recuperação de alguns pontos de calçadas e desobstrução de acordo com o código de postura, no ajuste da grade de rampa de acesso ao calçadão da Basílica, além da fiscalização nas instalações de palanques, palcos, estruturas para a imprensa e arquibancadas.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) divulgou as alterações das linhas de ônibus que passam pelas vias que recebem as procissões do final de semana.

Leia mais: Linhas de ônibus têm itinerários alterados para as romarias nazarenas

Comentários