Moradores celebram obras de asfaltamento nos bairros do Marco e Canudos

As obras de infraestrutura em diversos bairros de Belém continuam em ritmo acelerado. Na manhã desta terça-feira, 16, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho visitou as frentes de trabalho na travessa Estrela, no bairro do Marco, e na rua Roso Danin, em Canudos.  

A travessa Estrela, a partir da avenida João Paulo II, por ser uma área de influência da bacia do Tucunduba, sempre apresentou problemas de alagamento. Logo que a área começou a ser ocupada, há 45 anos, o acesso era feito por meio de pontes de madeira. Com o passar do tempo, a via foi sendo aterrada. Há 15 dias, o programa Asfalto na Cidade, da Prefeitura de Belém, coordenado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), começou o serviço de asfaltamento no local.  

O serviço cobre 270 metros da via, até a passagem Lauro Martins, com asfalto de qualidade, e reparos no meio fio. O aposentado Haroldo Barbosa se lembra, muito bem, de como era a rua, antes dos serviços. “Moro aqui há 44 anos e era muito ruim para chegar em casa. Com tempo foi melhorando e agora, temos o asfalto. Eu fico feliz, porque essa obra era um sonho que tínhamos de poder andar na rua, sem colocar o pé na água e lama”, contou. 

Em conversa com os moradores, o prefeito Zenaldo Coutinho mostrou que a obra na travessa Estrela é uma forma de minimizar os problemas enfrentados pela comunidade. “Já estamos conversando com as pessoas da comunidade, e eles estão cientes que a solução final para os problemas de saneamento é a conclusão das obras da macrodrenagem da bacia do Tucunduba. É importante que haja essa relação aberta com todos, porque assim temos a compreensão dos moradores”, apontou o prefeito. 

Os moradores também reivindicaram a melhoria de um espaço à margem da rua, onde eles já se reúnem para conversar, em uma pracinha. “A gente já se reúne mesmo aqui, então, acho que uma pracinha seria o ideal”, disse a vendedora Zelma Sampaio, que tem uma venda ao lado da ‘praça’.

Roso Danin – As obras de asfaltamento do trecho de 250 metros, que corresponde ao trecho final da rua Roso Danin, após uma das ramificações do canal do Tucunduba, começaram nesta terça-feira, 16. No local, além da drenagem profunda, já estavam prontos o meio-fio e as calçadas de cada lado da rua. O prefeito Zenaldo Coutinho conferiu o início dos trabalhos na companhia do secretário de saneamento, Cláudio Mercês.

O problema na rua Roso Danin era muito antigo, já que essa área também sofre influência da bacia do Tucunduba e passava por constantes alagamentos.

“Acabamos de sair da travessa da Estrela e estamos aqui na Roso Danin, que recebeu drenagem profunda e começamos a pavimentação asfáltica. E até o início da semana que vem, começamos aqui as obras de uma pracinha, no canteiro central, com equipamentos, urbanização e um campinho de vôlei. Com isso, devolvemos qualidade de vida para a comunidade”, destacou Zenaldo.

A reivindicação dos moradores quanto à ponte sobre um canal às proximidades também foi atendida e a ponte foi totalmente recuperada e sinalizada. 

Comentários