Obras de locais de atendimento à saúde estão em ritmo acelerado

Mais acesso ao atendimento de alta qualidade e eficiência à saúde da população de Belém tem sido uma das maiores preocupações e empenho da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria de Saúde (Sesma). Nos últimos meses, as unidades de atendimento em saúde entraram em fase de obras de construção e reforma acelerada e assim continuar prestando serviços aos que necessitam.

Na manhã desta sexta-feira, 26, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, visitou três unidades de saúde que estão em obras: o Centro de Referência em Atenção à Saúde da Mulher, no bairro do Umarizal; o Hospital de Pronto Socorro Médico (HPSM) Humberto Maradei Pereira, no bairro do Guamá; e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na rua Maravalho Belo, na Marambaia. Todas as unidades estão seguindo as etapas dos cronogramas de serviços.

Mulher - A antiga clínica Socor, na rua João Balbi, no bairro do Umarizal, passou à Prefeitura de Belém, e será o local do Centro de Referência em Atenção à Saúde da Mulher, com a ampliação dos serviços da Casa da Mulher, cuja demanda sofreu um contínuo aumento e teve necessidade de ampliar e acrescentar serviços para as mulheres da capital.

O novo centro já se encontra em fase de obras de acabamento. São dois andares em um prédio de 1.200 metros quadrados, que vai abrigar a ampliação da oferta de ações e serviços de saúde e fortalecimento do diagnóstico na atenção à saúde da mulher, acesso às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, e melhoria da qualidade de vida da população feminina no município de Belém.  

 “Já estamos com as obras em fase de acabamento, aqui neste local, onde era a antiga clínica Socor, e será dedicado exclusivamente às mulheres, com atendimentos de mamografia, ultrassonografia e vários consultórios médicos. Aqui, a mulher de Belém será muito bem atendida, em uma estrutura grande e diversificada para acolher as mulheres de nossa cidade”, adiantou o prefeito Zenaldo Coutinho.

Atendimentos - O funcionamento do Centro será de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, com capacidade física instalada para atender uma média de 5 mil mulheres/ano, realizando cerca de 10 mil procedimentos no mesmo período.

Na oferta de serviços está o planejamento reprodutivo, atendimento do climatério, patologia cervical, mastologia, pré-natal de alto risco, cirurgias de baixa complexidade, com suporte de enfermagem, psicológica, nutricional e de assistência social básica. O local conta com um auditório e está dentro de todas as regras recomendadas de acessibilidade.

Nos atendimentos, as mulheres vão ter acesso ao diagnóstico por imagem (mamografia e ultrassonografia), densitometria óssea, controle do câncer cervico uterino e de mama, ao tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) para elas e seus parceiros, acolhimento às mulheres vítimas de violência sexual e doméstica, e também atendimento às mulheres lésbicas e bissexuais.

PSM Guamá - O prefeito Zenaldo Coutinho também visitou as obras de reforma e ampliação do PSM do Guamá. Na ampliação dos serviços, o número de leitos disponíveis, que era de 68 passará para 92. Assim como o número de leitos na UTI passa de 8 para 10. A previsão do término das obras é de dez meses.  

As obras no PSM do Guamá serão executadas aos moldes das que foram feitas no PSM da 14 de Março, isto é, com ampliação dos serviços. “O PSM do Guamá já entrou em obras. Aqui teremos a ampliação e qualificação do número de leitos. São investimentos na área da saúde municipal acontecendo de verdade”, explicou Zenaldo Coutinho.

UPAs - As UPAs são unidade para cuidados intermediários de saúde e devem estar equipadas com aparelhos de raio-x, eletrocardiógrafos, ventiladores mecânicos, bombas infusoras, monitores multiparamétricos, desfibriladores/cardioversores, aspiradores portáteis, autoclave, material técnico de radiografia, mobiliário hospitalar, material técnico de hospitalar de consumo, material de informática, material e equipamentos odontológicos, entre outros.

Em Belém, as UPAs em funcionamento são as do distrito de Icoaraci e as dos bairros da Sacramenta e Terra Firme. Estão em obras, as localizadas nos bairros do Jurunas e da Marambaia.

Para o titular da Sesma, Sérgio Figueiredo, entregar as obras prontas em um breve tempo, é uma grande alegria. “As entrega dessas obras mostra a responsabilidade da Prefeitura de Belém com o dinheiro público. Para nós, é uma grande satisfação ver essas obras em andamento, para que em breve possamos ofertar serviços de saúde com qualidade à nossa população, observando os investimentos em saúde com responsabilidade e transparência”, apontou o secretário.  

Comentários