Cemitérios são preparados para receber visitantes no Dia de Finados

Os preparativos da Prefeitura de Belém para a data que leva o maior número de visitantes aos cemitérios públicos de Belém começaram na semana passada e seguem até as vésperas do Dia de Finados, que transcorre nesta sexta-feira, 2. O mutirão de limpeza e organização conta com o trabalho das equipes das secretarias municipais de Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma).

Nos três cemitérios administrados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a Sesan começou os trabalhos na última segunda-feira, 22, com 100 agentes de limpeza no cemitério Santa Izabel (Guamá); 75 no São Jorge (Marambaia); e 20 no Soledade (Batista Campos). A Semma realizou os serviços de poda de árvores em todos os cemitérios ao longo desta semana.

No maior cemitério público da capital, o Santa Izabel, com cerca de 45 mil sepulturas, são esperados em torno de 40 mil visitantes; no segundo maior, o São Jorge, com 22 mil sepulturas, cerca de 25 mil visitantes são esperados. No Soledade, o público esperado é de menos de mil pessoas. “Essa data é considerada a mais importante e como é a última do ano, sempre esperamos um público bem maior. Quem não veio nos Dias das Mães e dos Pais, deixa para vir nessa data, sem falar que ela abraça todos os entes queridos que se foram”, avalia Simone Aguiar, diretora do Departamento de Necrópoles da Seurb.

Nos cemitérios Santa Izabel e São Jorge serão realizadas missas às 7h, no dia 2. Os três cemitérios funcionarão de 6h às 17h, sendo que as secretarias de cada um abrem às 8h  e os sepultamentos nesse dia ocorrerão somente  até as 13h, atendendo a agendamentos.

Icoaraci - Nos cemitérios públicos do Tapanã e Santa Izabel, no distrito de Icoaraci, administrados pela Agência Distrital, as equipes de limpeza também estão atuando desde a semana passada. O cemitério do Tapanã recebeu postes novos e iluminação em LED, além de pintura e reforma no telhado.

Desde a segunda-feira, 22, 35 homens fazem o serviço de roçagem no cemitério do Tapanã com ajuda de dois micro tratores. São 15 apenados da Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe) e 20 servidores da Semma. No Dia de Finados o cemitério do Tapanã ficará aberto à visitação das 7h às 17h. No cemitério de Santa Izabel (Icoaraci), os serviços estão sendo realizados nas áreas interna e externa com roçagem, limpeza de vala, retirada de entulhos e pintura de meio-fio. O horário de visitação será o mesmo do Tapanã.

Segurança - Para o Dia de Finados, a Guarda Municipal de Belém (GMB) elaborou um planejamento operacional que vai atuar nos principais cemitérios de Belém a partir da quinta-feira, 1, até a sexta-feira, 2, com efetivo de 160 homens divididos por turno (80 por turno) e por dia.

No cemitério de Santa Izabel, por ser o maior e mais movimentado da cidade a GMB vai atuar em dois turnos com efetivo de 32 guardas por dia. Já o cemitério São Jorge, considerado o segundo maior em demanda de público, a GMB disponibilizou 19 homens por dia, distribuídos em dois turnos.

No cemitério do Tapanã, 11 guardas farão a segurança dos visitantes nos turnos da manhã e da tarde; no cemitério de Santa Izabel, em Icoaraci, a GMB irá atuar com um total de dez guardas. Nos cemitérios da Soledade e São José, onde o movimento é menor, a GMB estará fará rondas motorizadas com efetivo de dois e seis homens, respectivamente.

A segurança na área interna dos cemitérios será garantida pelo efetivo da GMB e na área externa a ação é da Policia Militar e contará com apoio de equipes volantes em motocicletas e viaturas da GMB. 

O coordenador de Planejamento da GMB, inspetor Antonio Carlos, afirma que o planejamento operacional da GMB foi realizado para atender a demanda de público nos cemitérios. “Nosso objetivo é garantir a segurança no local, entretanto sempre alertamos aos visitantes que ao perceber qualquer atitude suspeita, a pessoa deve procurar o guarda municipal mais próximo para denunciar”, orienta Antonio.

A Prefeitura também contará com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. 

Trânsito - A Semob montará um esquema especial e atuará no ordenamento do trânsito no entorno de todos os cemitérios.

Ação - O Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), aproveitará a movimentação nos principais cemitérios da cidade para realizar ação educativa, no período de 31 de outubro a 2 de novembro, das 8h às 12h. Os cemitérios Santa Izabel, no Guamá; São Jorge, na Marambaia; e do Tapanã e de Icoaraci são pontos estratégicos da ação para o controle de vetores como o mosquito Aedes aegypti.

Estes locais geralmente concentram grande quantidade de criadouros como vasos, floreiras, lajes, castiçais, além de jazigos abandonados com acúmulo de mato, poças d’água e resíduos sólidos. 

O objetivo da ação é orientar os visitantes para a manutenção dos túmulos, a fim de reduzir o índice de infestação do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya nesses locais e no entorno. Desde 2013 a equipe do controle de endemias da Sesma realiza abordagens em datas sazonais, assim como ações preventivas a cada quinze dias.

Comentários