Novembro Azul: Casa de Abrigo da Prefeitura de Belém oferece programação especial

O mês de novembro chegou e com ele a campanha de conscientização voltada para o público masculino, o Novembro Azul, que tem o objetivo de combater e prevenir doenças como o câncer de próstata. Pensando nisso, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) promoveu na manhã desta quarta-feira, 07, na Casa Abrigo para Moradores Adultos de Rua (Camar I), programação alusiva para os moradores em situação de rua que são acolhidos no espaço.

Durante toda a manhã, o público teve orientação nutricional, aulas de yoga, aferição da pressão arterial, cortes de cabelo e massagens terapêuticas. 

A diretora do Departamento de Assistência Básica e Social da Funpapa, Sueli Bandeira, destaca a importância da necessidade de despertar o desejo do cuidado com a saúde principalmente dos moradores em situação de rua. “Temos que fazê-los acreditar na importância de estar atentos com todas as situações. Cuidar da saúde é primordial”.

O acompanhamento psicológico para quem integra o abrigo é fundamental. A psicóloga da Funpapa, Lindiane Vasconcelos, aproveitou o evento para explicar sobre o trabalho. “A saúde mental e física estão interligadas. Então, quando uma está bem, a outra automaticamente fica”.

Ivan de Sousa, 58, vivia em situação de rua e ficou por nove meses no abrigo. Hoje, ele participou da programação e parabenizou a iniciativa. “Eu acho muito importante porque muitas pessoas que estão aqui não sabem se tem algum problema de saúde. Por isso a programação é tão boa”, comentou.

“Quando realizamos essas ações preventivas, educativas e com a realização de encaminhamentos para exames, as pessoas se sentem valorizados como ser humano” ressaltou a coordenadora da Camar I, Silvana Rabelo.

CAMAR I

Atualmente, 40 pessoas estão abrigadas no espaço que funciona com atividades diferenciadas em dois horários: das 18h às 07h e das 08 às 14h. Os horários são referentes a acolhida noturna, descanso, atendimento médico e psicossocial, lazer, capacitação profissional, e outras providências.

O acesso ao abrigo ocorre de forma espontânea, institucional ou encaminhamento e busca ativa, com abordagens nas ruas. O Camar I fica localizado na av. Alcindo Cacela, 1994, entre Gentil e Magalhães Barata. 

Comentários